O Festival ‘Bar em Bar’que celebra o melhor da gastronomia de boteco chegou ao fim.

Depois de 18 dias de evento e mais de sete mil petiscos, o festival elegeu, na tarde deste domingo (2), na Hípica Hall, os ‘Melhores do Bar em Bar + Sabor Suíno 2018’.

Os 27 estabelecimentos participantes do festival foram avaliados em nove categorias pela comissão de jurados formada por jornalistas, formadores de opinião e amantes da gastronomia que visitaram as casas participantes em uma “caravana” durante as últimas semanas do festival.

Os jurados também avaliaram o prêmio de ‘Melhor Petisco da Feira Gastronômica – Circuito Cultural’ realizado nesse fim de semana na Hípica, totalizando 10 premiados no evento promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-DF) e Associação de Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin).

Com a parceria do ‘Sabor Suíno’, a edição 2018 do ‘Melhores do Bar em Bar’ ganhou uma categoria a mais, a do ‘Melhor Petisco Suíno’, que avalia o sabor, a qualidade da produção e a melhor utilização de cortes suínos no preparo do petisco para o festival.

O vencedor dessa categoria foi a ‘Pastelaria do Beto’, localizada na Feira dos Importados, que ofereceu o “Por 4”, quatro mini sanduíches feitos com pernil fatiado com molho especial da casa; pernil fatiado com abacaxi caramelado; costelinha com barbecue de goiabada cascão; e lombinho empanado com queijo prato e molho de tomate caseiro, além dos molhos barbecue de goiabada cascão, maionese de pequi e molho de pimenta da casa como acompanhamentos.

Na categoria ‘Melhor Petisco’, o estreante no festival, ‘Marruá Parrila’ de Vicente Pires conquistou o júri com o “Junto e misturado” uma tábua com 140g de maminha, 140g de chorizo, 140g de picanha suína e com farofa crocante de pequi, molho de amora, rúcula orgânica, cebola e pimentão preparado na Parrilla como acompanhamento.

Os prêmios de Melhor Chope e Melhor Drink tiveram um empate técnico e, em ambas as categorias, dois estabelecimentos levaram o prêmio. No Melhor Chope, Hop Capital Beer (SIA) e Godofredo (408 norte) levaram para casa o troféu e, em Melhor Drink, Villa Carioca (Águas Claras) e Dudu Bar (Asa Sul) foram os grandes campeões. Vale a pena ressaltar que este é o segundo ano consecutivo que o Godofredo leva o Melhor Chope do Bar em Bar.

Apesar do prêmio de ‘Melhor Drink’ ter sofrido um empate, a categoria ‘Melhor Barman’, que avalia a qualidade geral do drink, postura profissional e organização do ambiente de trabalho, foi vencida por um terceiro estabelecimento, o La Rubia Café.

A Barwoman Daiane Cardoso Dias conquistou os jurados e levou a maior pontuação entre seus concorrentes, garantindo a premiação pelo segundo ano consecutivo do ‘Melhores do Bar em Bar’.

Outro estreante no festival promovido pela Abrasel-DF levou o prêmio de ‘Cerveja Mais Gelada’ do Melhores do Bar em Bar, o African’s Grill, localizado no Núcleo Bandeirante, conquistou os jurados pela temperatura perfeita da bebida.

O prêmio de Garçom Destaque foi para o ‘Tapiocaria Raízes do Sertão’ (309 norte), o ‘Melhor Atendimento’ para Vila Cinco Restaurante (Brasília Shopping) e o ‘Melhor Ambiente’ para Oficina Burger & Cia (214 Norte).

Além disso, ontem também foi conhecido o ‘Melhor Petisco da Feira Gastronômica – Circuito Cultural’, ocorrida nesse fim de semana na Hípica Hall. A pizza de pernil suíno e calabresa da ‘Nostra Bella Pizzaria’ (Taguatinga) conquistou pelo sabor e apresentação e levou o prêmio do dia.

Mais informações pelo site www.df.abrasel.com.br ou nas mídias sociais Facebook.com/AbraselDF e @abrasel_df (Instagram).

Premiados:
Cerveja mais Gelada – African’s Grill Delicius
Melhor Chope – Hop Capital Beer e Godofredo (empate)
Melhor Petisco – Marruá Parrila
Melhor Petisco Suíno – Pastelaria do Beto
Melhor Atendimento – Vila Cinco
Garçom Destaque – Tapiocaria Raízes do Sertão
Melhor Ambiente – Oficina Burger & Cia
Melhor Drink – Dudu Bar Asa Sul e Villa Carioca (empate)
Melhor Barman – La Rubia Café
Melhor Petisco da Feira Gastronômica – Circuito Cultural: Nostra Bella Pizzaria