Chicco Aquino e Léo Cinelli (por Daniela Braga)

Chicco Aquino e Léo Cinelli (por Daniela Braga)

Tradicional festa brasiliense realiza edição especial na Semana da Consciência Negra, além de música, dança e cultura de rua, oficinas e exposição completam a programação o dia 22 de novembro (sábado).

Batizada de Mostra Makossa, a exposição será inaugurada nesta terça-feira, 18 de novembro, às 18h, na Galeria Dulcina de Moraes (Conic) e permanecerá no local até o dia 22, quando será transferida para o Espaço Floresta, para integrar o quadro de atividade da festa.

O cuidado visual sempre foi uma preocupação da festa Makossa. Todos os panfletos da festa foram produzidos por talentosos designers brasilienses. Muito mais do que passar as informações de cada edição do evento, as artes desses flyers têm como objetivo instigar o olhar e disseminar estéticas relacionadas à cultura de rua (como o grafite) e às tradições de matriz africana.

Os flyers montáveis – que com algumas dobraduras viram um objeto, como tênis ou aparelho de som – sempre fizeram muito sucesso entre o público. Pensando nisso, a exposição recriou alguns desses flyers em tamanho ampliado.

Além de panfletos históricos que marcada a festa – produzidos por renomados nomes do design brasilienses, como Aleixo Leite, Tiago Palma, Alex Coelho, Tiago Pezão, Leandro Mello, Adriano Onio, Claudius Ferigato, Rafael Ops, Raquel Ruas e Nego Moçambique –, a exposição contará com fotos históricas que registram a alegria contagiante da Makossa.

Em 22 de novembro será realizada uma edição especial da festa, batizada de Makossa Arte Black, que contará com três ambientes para fazer todo mundo dançar. Na mesma noite acontece a quarta etapa do Circuito Makossa de Dança de Rua, com disputas individuais e em dupla. Para completar, os presentes poderão conferir a Mostra Makossa, uma exposição de fotos, peças gráficas e flyers históricos dos 12 anos do evento. A programação musical terá atrações locais e nacionais. A pista Soul Makossa estará sob comando dos DJs King (SP), Bnegão (RJ), Jamaika (DF) e Batma (DF). Os DJs Chokolaty (DF), Tamy (RJ), Nino Mix (RJ) e Celsão (DF) serão os responsáveis pela pista Old School. Novidade desta edição, a pista Disco Funk contará com os DJs Daniel Black (DF), The Miguelitos (DF) e Funk The System (DF). As projeções ficarão aos cuidados do VJ Artur Pessoa (DF).

MOSTRA MAKOSSA

O projeto Makossa Arte Black conta com uma exposição das melhores artes gráficas usadas em flyers e cartazes criados por talentosos designers brasiienses para a divulgação da festa. Serão selecionadas para impressão e modelagem 14 peças com motivos que exaltam e difundem a simbologia africana e a cultura de rua, cada uma delas acompanhada de descrição sobre seu processo criativo. Também estarão em exposição 20 fotografias ampliadas relembrando o histórico da Makossa. A mostra será inaugurada em 18 de novembro, na Galeria Dulcina de Moraes (Conic), às 18h. Visitação gratuita.

MOSTRA MAKOSSA
De 18 a 22 de novembro, das 10h às 20h, na Galeria Dulcina de Moraes (Conic). Exposição de flyers e fotos históricas dos 12 anos da festa Makossa Baile Black. Visitação gratuita. Classificação indicativa livre. Tel: (61) 3322-4147/ 3223-0175. www.makossabsb.com

MAKOSSA ARTE BLACK
22 de novembro (sábado), às 22h, no Espaço Floresta (Galeria dos Estados). DJs: King (SP), Bnegão (RJ), Jamaika (DF), Batma (DF), Chokolaty (DF), Tamy (RJ), Nino Mix (RJ), Celsão (DF), Funk The System (DF), Daniel Black (DF), The Miguelitos (DF). VJ Artur Pessoa (DF). Quarta etapa do Circuito Makossa de Dança de Rua. Mostra Makossa – exposição de flyers e fotos da festa. Ingressos: R$ 20. Pontos de Venda: Koni Store (109 Norte, 209 Sul e 101 Sudoeste), Pedacinho (108 Norte), Fun House (Conic). Não recomendado para menores de 18 anos. Informações: www.makossabsb.com.br / facebook.com/makossa.bsb