‘Amana – Dança para Bebês’ (Foto: Débora Amorim)

Após integrar a programação da VII Mostra I Olhar – Festival de Teatro para Bebês, em São Paulo, e realizar uma turnê em Brasília, regiões administrativas do Distrito Federal e Pirenópolis (GO), o Grupo ‘Psoas e Psoinhas’ retorna a capital federal para encerramento do projeto de circulação, ‘Amana – Dança para Bebês’, no próximo sábado, 14/07, 11h e 16h com entrada gratuita.

Julia Ferrari, Julieta Zarza, Katiane Negrão e Susana Prado, intérpretes criadoras do espetáculo, que tem direção de José Regino, recorrem à música, aos gestos, sons e movimentos para estabelecerem vínculo com os bebês.

Fizeram parte do processo criativo estudos e vivências  de Educação Somática e ancestralidade feminina. O toque/afeto é a essência desta proposta e a técnica de contato improvisação também norteia o trabalho.

Amana é uma palavra tupi-guarani que significa água que vem do céu. O espetáculo de dança para e com bebês de zero a quatro anos, com som ao vivo, traz um pouco de nossa ancestralidade, das gotinhas de nosso mar interno às gotas que somos neste universo de possibilidades.

O espetáculo é direcionado para todos os bebês. Não utiliza linguagem verbal, se expressa pelo corpo e voz, movimento e música ao vivo. Para que todos possam usufruir desse momento de vínculo entre adultos e crianças, em pelo menos uma das apresentações há um intérprete de libras.

A expectativa é receber 25 crianças de zero a quatro anos, em cada apresentação. Dentro desse público principal está a díade (bebê e mãe ou outro responsável) ou tríade, (bebê e pais, ou outros responsáveis como avós etc.), totalizando o máximo de 80 pessoas. É um espetáculo que é pensado para todas as idades e, ao mesmo tempo, para que a vivência seja plena para o adulto é indispensável a presença dos bebês.

Grupo Psoas e Psoinhas

‘Psoas e Psoinhas’ nasceu em 2015 entre mulheres-artistas interessadas em pensar e agir a arte para a primeira infância. Pretende estabelecer um vínculo com bebês, pais, mães e educadoras para acessar um olhar mais sensível do ser. Possui duas montagens, “O Circolo”, com participação no Festclown-DF 2016 e recente temporada em Cuatro Elementos Espacio Teatral (Argentina 2018), e “Amana – dança para bebês”, contemplado pelo FAC 2015/2016, Festival Primeiro Olhar/ 2017 – DF, Festival Musicar DF 2018, Circulação DF, GO e SP/2018 e com apresentação no I Encontro Internacional de Práticas Somáticas e Dança/DF-2018.

Serviço:
Amana – Dança para Bebês
Sábado, 14/07, 11h e 16h
Local: Anexo II do Museu Nacional da República
Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2 – Esplanada dos Ministérios
Entrada: ingressos gratuitos distribuídos meia hora antes de cada sessão.
Lotação: 60 entre bebês e acompanhantes
Faixa etária: 0 a 4 anos