Curso Vera Fróes Brasília - Foto Kleber FernandesArte que integra os saberes da fitoterapia é tema de curso oferecido em Taguatinga, pelo IECAM.

Na contramão da indústria farmacêutica e de alimentos, há milhões de pessoas em todo o mundo buscando um retorno a uma vida mais natural, seja através de uma boa alimentação ou de formas alternativas de cura e de cuidados com o corpo. A Fitoterapia e a Fitocosmética são exemplos de saberes usados por quem busca esse caminho. Ervas como cavalinha, erva doce, mil-em-rama, hortelã e centela asiática são importantes ingredientes de fitocosméticos que possibilitam inúmeras melhorias, como remover impurezas da pele, prevenir acnes, estrias e rugas, regenerar a musculatura flácida, entre outras.

Segundo a pesquisadora e fitotarapeuta Véra Fróes, as ervas rejuvenescedoras são fáceis de serem cultivadas em quintais e jardineiras de apartamentos. “É imprenscindível ter um kit dessas ervas. Fazer os seus próprios fitoterápicos significa uma reaproximação maior com a natureza e o resgate de artes antigas como a fitocosmética e a perfumaria”, conclui. Vera Fróes, que também atua como etnobotânica, ministrará nesse mês, em Taguatinga, o Curso de Fitocosméticos. Será nos dias 27 e 28 de setembro, no Sítio Geranium, reserva ambiental localizada entre as cidades de Samambaia e Taguatinga.

Realizado pelo Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM), que tem sede na Amazônia, o curso é composto por quatro eixos temáticos que incluem também material didático: Identificação do Pronto Socorro Verde (40 espécies); Farmácia Caseira (preparo de extratos, xaropes e pomadas); Ervas Rejuvenescedoras; e Beleza Sustentável (preparo de xampus, colônias e óleos). As inscrições já estão abertas, por e-mail e telefone.

O Curso de Manipulação de Fitoterápicos e Fitocosméticos é uma ação do Curso Integrado de Fitoterapia do IECAM, que já teve quatro de seus cinco módulos realizados em Brasília.

A Fitoterapia e a Medicina Complementar

Num tempo em que altas tecnologias penetram em todos os ramos da vida humana e fórmulas químicas trazem inimagináveis inovações para as indústrias cosméticas, alimentícias e farmacêuticas, há uma busca crescente de um retorno à natureza. Além da homeopatia e da medicina antroposófica, que lidam com a saúde na sua dimensão energética, a chamada medicina complementar tem atraído cada vez mais pessoas. Iogaterapia, acupuntura, medicina ayurvédica, tai chi, cromoterapia, iridologia e fitotetrapia são alguns exemplos do que se tem chamado hoje de medicina complementar.

A Fitocosmética também se inclui nesse grupo. Ela é um ramo da fitoterapia que se dedica aos cuidados com a beleza do corpo. Nada mais é que a aplicação do poder curativo das plantas no cuidado dos cabelos e da pele. No entanto, a Fitocosmética atua em conjunto com a Fitoterapia Preventiva, agindo de dentro para fora e de fora para dentro. Além da beleza e do rejuvenescimento, a Fitocosmética proporciona uma saúde estável e duradoura ao organismo e pode ser uma eficaz chave para o conhecimento das ervas.

Importantes mulheres da História, como Cleópatra, Madame Pompidou e a Rainha da Hungria, manipulavam seus próprios produtos de beleza, utilizando seus conhecimentos na mistura de ervas, frutas, mel, verdura e essências. Essas receitas, muitas vezes repassadas de geração em geração pelas avós, foram reativadas e valorizadas na sociedade dita moderna. Isso se deve em grande parte pelo desencanto com as drogas sintéticas, uso excessivo de antibióticos e conservantes, além dos elevados preços da cosmética nacional e internacional.

Vídeos com Véra Fróes sobre Fitoterapia (2012):

* Matéria no programa Globo Comunidade: http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-comunidade-df/v/pesquisadora-carioca-fala-sobre-os-beneficios-da-fitoterapia/2235168/
* Entrevista no programa Viver em Brasília: http://www.youtube.com/watch?v=aek953C0mfs

SERVIÇO

CURSO DE FITOCOSMÉTICOS

Dias: 27 e 28 de setembro de 2014 (sábado e domingo)
Horário: 
das 14h às 18h (dia 27) e das 9h às 17h (dia 28)

Local: Sítio Geranium
Endereço:
 Núcleo Rural Taguatinga, na via de Ligação entre Samambaia e o Setor QNL de Taguatinga
Inscrições e informações:
 iecam.comunicacao@gmail.com ou 8130-0594
Valor:
 R$ 300,00

Conteúdo:

  • Identificação do Pronto Socorro Verde (40 espécies)
  • Farmácia Caseira (preparo de extratos, xaropes e pomadas)
  • Ervas Rejuvenescedoras (Coma seu Jardim)
  • Beleza Sustentável (preparo de xampus, colônias e óleos)