A Feira de Artesanato da Torre de TV de Brasília receberá, de setembro a dezembro, a 1ª edição do Estação Cerrado, uma iniciativa aprovada pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF), pensada para valorizar os produtores tradicionais de artesanatos da região, bem como as suas peças personalizadas. Também visa abrir espaço para grupos culturais do DF e entorno.

A proposta é fazer com que o público compreenda o processo artesanal desses produtos e valorize os saberes tradicionais.

Para tal, o Estação Cerrado traz em sua programação oficinas, vivências e manifestações culturais que fazem parte da identidade brasiliense como o ‘Bumba Meu Boi do Seu Teodoro’, ‘Seu Estrelo e o Fuá de Terreiro’, a dança ‘Moçambique e o Grupo de Teatro de Rua Scutum’. Na oferta de oficinas, estão as técnicas de amarrações de turbantes, a modelagem em argila e produções de peças étnicas e adereços. Tudo de graça.

Fotos: Daiane Souza

Na abertura, neste sábado (1), das 9 horas ao meio-dia, será realizada a Oficina de Flores, ministrada pela artesã Mirian Barbosa Gomes da Costa, que ensinará técnicas para a produção de flores em tecidos de algodão tingido naturalmente com folhas de eucalipto.

É um tingimento sem aditivos químicos. O foco da oficina são as flores. E será usado o tecido, agulha e linha e um fio também de algodão para montar a peça. A segunda do dia, das 13 às 16 horas, será a Oficina de Cerâmica, conduzida pelo ceramista Luís Carlos Martins, com a participação do assistente José Adailton Oliveira, que dará o passo a passo de modelagem em argila, para iniciantes, sem experiência.

A inclusão também é ponto alto do projeto. Pessoas com necessidades especiais poderão participar do dia do evento, na Oficina de Cerâmica, e contar com o auxílio da intérprete de libras, Iara Célia Lourenço de Abreu. “Tivemos o cuidado de elencar artesãos do Distrito Federal e Entorno para dar visibilidade à produção, às técnicas e valorizar peças produzidas com recursos do cerrado.

Outro compromisso foi com o público com necessidades especiais, reservamos esta oficina de modelagem em argila para nos dedicarmos a eles com atenção exclusiva”, explica a coordenadora das oficinas, Daiane Souza Alves.

A expectativa do produtor executivo, Julio Cesar Pereira, é que o trabalho de um artesão seja valorizado no processo, sabendo-se da dificuldade e dedicação que é fazer cada peça, conhecendo os saberes tradicionais das pessoas que vivem por meio dessa arte.

“Estamos em uma região onde a maior parte das pessoas veio de outros estados, trazendo suas identidades étnicas, habilidades e aqui uniram seus saberes dando identidade à arte brasiliense”, justifica o produtor.

O dia será encerrado com a apresentação do ‘Grupo de Teatro de Rua Scutum’, com Wellington Abreu, Juca Violeiro e Rodrigo Lélis, tocando e encantando o público com músicas do cancioneiro popular brasileiro.

Ao final, haverá apresentação da peça A Baba da Onça Pintada. O Teatro Scutum tem uma década de existência e promove aos espectadores momentos únicos de participação no espetáculo. Com narrativas da diversidade brasileira, criam uma identificação com o público, ao trazer à tona o cômico do cotidiano e as surpresas do lúdico. A apresentação do grupo será às 16h, saindo em cortejo pela Feira da Torre de TV até a tenda onde ocorrerá a apresentação final.

Todas as ações da 1ª edição do Estação Cerrado têm acesso liberado. As inscrições para as oficinas também são gratuitas, mas as vagas são limitadas a 50 pessoas com idade a partir de 15 anos. As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail:estacaocerrado2018@gmail.com. Basta encaminhar o nome completo, a idade, um contato telefônico e aguardar a confirmação.

PROGRAMAÇÃO

Dia 1º de Setembro

09h-12h – Oficina de Flores
13h-16h – Oficina de Cerâmica
16h – Show do Grupo de Teatro de Rua Scutum

Dia 6 de Outubro

09h-12h – Oficina de Acessórios étnicos
13h-16h – Oficina de Instrumentos
16h – Bumba Meu Boi do Seu Teodoro

Dia 10 de Novembro

09h-12h – Oficina de Acabamentos em Peças Artesanais
14h-16h – Consultoria acabamento e qualificação das peças artesanais
16h – Show do Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro

Dia 15 de Dezembro

09h-12h – Oficina de turbantes étnicos
14h-16h – Consultoria Visão estratégica de mercado e propagação de técnicas e produtos por meio de marketing
16h – Show de Moçambique

Todas as atividades serão gratuitas. As oficinas serão aplicadas mediante inscrição e têm vagas limitadas. Informações: facebook.com/estacaocerrado
estacaocerrado2018@gmail.com
(61) 9 8464 5403 / (61) 9 9232 0119