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A partir do próximo dia 6 de agosto, sábado, a Alfinete Galeria acolhe duas novas exposições que oferecem a chance de conhecer os novos trabalhos da baiana Eneida Sanches e do brasiliense Márcio H Mota, ambos já indicados ao Prêmio PIPA. Com ‘Sessões… fricções’, que tem curadoria de Marília Panitz, Eneida apresenta pesquisas que desenvolve no desenho sobre papel e nas fricções sobre metal – tanto o cobre quanto o chumbo. As obras da artista visual e produtora, responsável pela criação e realização das mostras Circuito das Artes e Circuito Triangulações, da Bahia, irão ocupar a Sala UM da Alfinete.

Constelação travessia – vídeo instalação é o título da nova exposição de Márcio H Mota, que poderá ser vista na Sala DOIS da ALFINETE. O artista já expôs no local, em outubro de 2015, dentro de uma coletiva, assim como fez na mesma galeria sua estreia numa individual. Agora, chega com uma vídeo-projeção que instaura um clima de mistério e desconhecido, uma marca de seu trabalho.

SESSÕES… FRICÇÕES

Eneida Sanches
Curadoria Marília Panitz

A nova série de trabalhos de Eneida Sanches é resultado de sessões matinais de desenho: mergulhos e saltos, inscrições sobre o papel, fricções sobre o metal. Constituição de imagens por aglutinação de experimentos.
Eneida é uma gravadora que já vem de longo embate com o cobre – agora acompanhado pela folha de chumbo. Aqui, ela subverte a função do metal. De suporte-matriz ele assume seu lugar no desenho.
As figuras se apresentam a partir do que ela chama de “imagens que emergiam livremente” uma trazendo a outra “nenhuma delas elaboradas previamente (…) às vezes simples rabiscos que tomavam forma, ora divertida, ora ansiosa”.
Ao lado dos novos desenhos, estão as gravuras de “olho de boi” (tributários da imagética dos cultos africanos), fartamente explorado pela artista em uma longa série na qual elas tomam o espaço, em instalações, roupas para performance, material base para trabalho em colagem, tecidos (estes produzidos em residência na Tanzânia)… Para a mostra, estão os cubos em aço e papel gravado nomeados “Transe”.
O conjunto dá uma ideia da pesquisa que a artista vem desenvolvendo, tanto na via de uma sobreposição de narrativas, quanto nas experiências com o material que dá suporte à sua poética transformado ao longo dos anos: da gravura à escritura do mundo…

ENEIDA SANCHES, SALVADOR (BA) 1962
Iniciou estudos em artes na Escola de Arte da Bahia aos seis anos de idade. Cursou arquitetura, de 1980 a 1990, e, simultaneamente, fez Belas Artes na Universidade Federal da Bahia. A partir de 1990, passa a pesquisar a estética africana e afro-brasileira e inicia estudos de gravura em metal nas oficinas do Museu de Arte Moderna da Bahia, de
1995 a 2000, expondo, de 1992 a 2000, em Museus e Galerias de NY, ferramentas de uso litúrgico do candomblé Yorubá. Apresentou obras relacionadas ao tema do Transe que conduziram a experimentações em torno da gravura, transformando-a em objetos e instalações. Em 2007, recebeu o prêmio do XXIV Salão de Artes MAM Bahia e participou de residência na Holanda. A partir de 2011, reúne gravura e vídeo-instalação através da série Transe – Deslocamento de Dimensões em colaboração com o fotógrafo e vídeo maker Tracy Collins (NY). Em 2013 tem seu trabalho publicado na revista nigeriana de Arte Contemporânea N/Paradoxa (Bisi Silva) com texto de Solange Farkas. Expõe a instalação Transe (vídeo instalação) no Festival Internacional Vídeo Brasil 2013 – SP. Foi indicada ao Prêmio PIPA em 2014, mesmo ano em que foi selecionada para residência em arte no NAFASI Artspace
em Dar Es Salaam , Tanzânia. Criadora e coordenadora geral da mostra Circuito das Artes, que reúne artistas da Bahia, e Circuito Triangulações, que articula artistas da Bahia, Brasília, Belém, Pernambuco, Maceió, Goiás e Ceará.

CONSTELAÇÃO TRAVESSIA – VÍDEOINSTALAÇÃO
Márcio H Mota

Milhares de bolinhas que flutuam no caos iluminadas por uma vídeo-projeção compõem a vídeoinstalação “Constelação Travessia” do artista Márcio H Mota. O trabalho remete ao tempo das transformações e circula em torno da ideia de uma constelação intermitente, anti-guia, lugar de incertezas e mistérios.

sem titulo - marcio h mota

MÁRCIO H MOTA, BRASÍLIA (1983)
Artista multimídia e mestre em arte e tecnologia pela Universidade de Brasília, desenvolve pesquisa sobre microcosmo e paletas de vídeo, meios de projeção, vídeo mapping e imagem-luz. Com projetos individuais e coletivos (Corpos Informáticos e Tuttaméia), participou de importantes mostras, exposições no cenário nacional, como Entre-copas (DF, 2013), Triangulações (DF, PE, BA, 2013), Vídeo Guerrilha (SP, 2012), 61º Salão de Abril (CE, 2010), Vivoartmov (MG, 2009 e 2010). Foi premiado no 1º Salão Universitário Espaço Piloto (DF, 2009), 9º Salão de Jataí (Tuttaméia – GO, 2010), 4º Festival Nacional de Filmes Curtíssimos (DF, 2011), 19º Salão Anapolino de Arte Contemporânea (GO, 2013), Salão Arte Pará 2013 (Corpos Informáticos – PA, 2013). Em 2013, foi indicado ao prêmio PIPA com o Tuttaméia. Imagem em Processo / Paletas de Vídeo foi a primeira exposição individual do artista que aconteceu na Alfinete Galeria em Brasília.

Serviço:
Eneida Sanches e Márcio H Mota
De 06/08 a 03/09 (de quarta a sábado – 15h às 19h3
Local: Alfinete Galeria CLN 103 bloco B loja 66.
Informações: alfinetegaleria.com.br
Entrada franca.
Classificação livre.