Uma viagem no tempo pela música e pelo legado de artistas que foram expoentes da arte que ressoa desdenhando de fronteiras impostas pela geopolítica. O Duo Diana Mota (flauta) e Álvaro Henrique (violão) estreia no Sextas Musicais on Live Streaming, em 22 de maio, passeando pelo repertório de artistas que marcaram a história musical de seus países e ressoaram suas marcas pelo mundo.

O Duo chega ao público pelo canal do YouTube da Casa Thomas Jefferson, a partir das 20h. O recital, um presente da Casa Thomas Jefferson, em parceria com a Embaixada dos EUA para homenagear Brasília no ano em que a cidade completa seis décadas, será transmitido do CTJ Hall.

No repertório do Duo Diana Mota e Álvaro Henrique, músicas ícones dos séculos 19 e 20. Peças do espanhol Enrique Granados (1867-1916), do brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), do também brasileiro Edmundo Villani Côrtes, do argentino Astor Piazzolla (1921-1992) e do britânico Charles Chaplin (1889-1977) estão na lista do Duo.

A flautista Diana Mota lembra que, no século XIX, os músicos começaram a se identificar pela sua nacionalidade. “A escola nacionalista no Brasil tem como expoente Villa-Lobos, que trouxe ao cenário da época novas tendências musicais, consolidando-se como o primeiro grande artista brasileiro cuja obra assumiu características verdadeiramente nacionais”, detalha.

“Vamos homenagear Astor Piazzolla, um dos músicos mais consagrados da América Latina. Compositor, arranjador e intérprete, ele foi um sopro de renovação da música na Argentina”, acrescenta Álvaro Henrique.

O passeio pela Europa contempla Enrique Granados, que pertenceu a um grupo de compositores interessados em criar uma forma de música peculiarmente espanhola, depurando a essência da música popular nativa e marcando o início da escola espanhola moderna. “Esse projeto do Duo quer ressoar a integração musical (inter)nacionalista” adianta Mota.

Diana Mota é técnica em arranjo pela Escola de Música de Brasília, graduada em música e especialista em arte-educação pela UnB e professora da EMB. Tocou nas orquestras OSUFMT e da OFB acompanhando Rosa Passos, Edson Cordeiro, Hamilton de Hollanda, e outros. Venceu o Festival da Rádio Nacional FM (2011) na categoria Melhor Música Instrumental. Diana Mota também criou a Orquestra Popular Salve Gloria na qual atua como maestra, arranjadora e flautista.

Por meio de suas performances, o violonista Álvaro Henrique conecta plateias com emoções e histórias que inspiram mudança. Suas apresentações incluem instrumentos antigos e modernos, contempla compositores como Villa-Lobos, Scarlatti, Tárrega, Tchaikovsky e Stravinsky. Álvaro trabalhou com os regentes Júlio Medaglia, Ville Mankkinen, Ângelo Cavallaro, entre outros.

Serviço:
Sextas Musicais on Live Steaming– Duo Diana Mota & Álvaro Henrique
Dia 22/05 (sexta-feira), às 20h
Live streaming poderá ser acessada no YouTube da Casa Thomas Jefferson: https://www.youtube.com/user/ctjonline
Classificação Livre