BANDA LITTLE QUAIL AND THE MAD BIRDS EM 1995 APRESENTADA NO LONGA DOCUMENTÁRIO GERAÇÃO BARÉ-COLA – USUÁRIOS DE ROCK DE PATRICK GROSNER 2014
FOTO: PATRICK GROSNER

Mais do que uma testemunha ocular (e auditiva!) do rock de Brasília, Patrick Grosner registrou em incontáveis fotografias a efervescência da cena que tomou conta da cidade nos anos 1990 – e que revelou para o resto do país bandas como Raimundos, Little Quail e Maskavo Roots.

Foi com este privilegiado olhar de insider que Patrick conduziu sua estreia na direção cinematográfica, o documentário Geração Baré-Cola – Usuários de rock – que, em 19 de outubro, será lançado em DVD e BluRay em evento no Cine Drive-In que contará com a projeção do longa-metragem seguida de breves apresentações – no melhor espírito da saudosa Feira de Música – de sete grupos daquela época: Detrito Federal/BSB-H, DFC, Os Cabeloduro, Dungeon, Filhos de Menguele, Os Alices e Restless.

BANDA RAIMUNDOS EM 1992 APRESENTADA NO LONGA DOCUMENTÁRIO GERAÇÃO BARÉ-COLA – USUÁRIOS DE ROCK DE PATRICK GROSNER 2014
FOTO: PATRICK GROSNER

O título do documentário alude a uma famosa música da Legião Urbana, sugerindo um contraste entre a leva de bandas brasilienses da década de 1980, de grande sucesso comercial e de público, e a turma que veio depois, mais ligada ao underground – e que buscava outros sabores musicais, com mais misturas, tanto de ingredientes nacionais quanto estrangeiros.

Essa mentalidade fez proliferar centenas de bandas originais pelo Distrito Federal, de todos os tipos, sérias ou engraçadas, influenciadas por heavy metal, reggae, rockabilly, hardcore, hip hop, rock alternativo e o que mais desse na cabeça.

Abordando um período que vai do final dos anos 1980 até 1994, ou seja, às vésperas do estouro nacional dos Raimundos, Geração Baré-Cola apresenta 29 bandas, desde as mais conhecidas até as que ficaram na poeira do tempo, e costura sua narrativa com registros raros retirados de 30 fitas VHS, como filmagens de shows, ensaios, gravações em estúdio e videoclipes, além de fotografias, cartazes, panfletos e depoimentos de 39 músicos que fizeram parte dessa história.

As entrevistas, bem-humoradas e cheias de bons causos, ajudam a entender o contexto histórico, social e cultural em que as bandas surgiram, como formaram suas personalidades musicais e como era a vida em Brasília naquele período.

A versão em DVD/BluRay de Geração Baré-Cola – Usuários de rock conta com uma série de extras: galeria de fotos das bandas tiradas por Patrick Grosner, Zé Maria Palmieri e Paola Antony; 12 videoclipes na íntegra; cenas adicionais com causos que não entraram no filme e ainda as opções de closed caption e legendas em português, inglês, espanhol e francês.

Serviço:
Documentário Geração Baré-Cola – Usuários de Rock
Dia 19/10 (quinta-feira), às 18h30
Local: Cine Drive-In (SRPN Trecho 1 Centro Desportivo Presidente Médici – Asa Norte).
Exibição do documentário, às 20h, seguida de breves apresentações das bandas Detrito Federal/BSB-H, DFC, Os Cabeloduro, Dungeon, Filhos de Menguele, Os Alices e Restless.
Lojinha com DVD, BluRay, pôster e camiseta do filme e ainda food trucks e cervejas especiais.
Entrada: 1 kg de alimento não perecível.
Informações: www.geracaobarecola.com
Classificação 14 anos.