O Lobisomem e o Coronel Imagem Belezura

Em cartaz no CCBB a partir de 31 de outubro, o projeto Curta ao Meio-Dia traz uma seleção especial de curtas-metragens com o intuito de oferecer mais entretenimento e cultura ao público aos fins de semana em um horário com poucas opções de lazer. As exibições acontecem sempre entre 12h e 13h30 e a entrada é franca. Durante cinco meses, os tradicionais piqueniques em família e as visitas às exposições e demais eventos culturais do CCBB serão complementados com a diversidade da produção local de curtas-metragens, uma vez que o projeto traz uma seleção de filmes brasilienses, muitos premiados e sucessos de público.
A cada mês será apresentado um programa diferente, que seguirá as seguintes temáticas: Curtas Premiados, Especial Crianças, Visões de Brasília, Curtas Universitários e Clássicos de Brasília. Como cada programa terá 12 apresentações durante um mês, o público terá a chance de criar sua própria programação e não necessariamente ver tudo de uma só vez.
Durante as férias escolares (em dezembro), o público infantil será contemplado com o Especial Crianças, que traz exibições de “Meu amigo Nietzsche”, de Fáuston da Silva, e “A menina espantalho”, de Cássio Pereira dos Santos, entre outros. Nesse mês acontece também a palestra “Panorama da exibição cinematográfica”, no dia 6 de dezembro, às 14h, ministrada pelo finalizador de cinema Dirceu Lustosa.
Entre fevereiro e março de 2015, o módulo Visões de Brasília traz o olhar dos cineastas locais sobre a cidade. Em seguida, com início do ano letivos nas universidades, Curtas Universitários exibirá obras feitas por estudantes em diversos períodos, considerando que Brasília abrigou o primeiro curso de cinema em uma universidade pública e hoje conta com diversas instituições comprometidas com o ensino de cinema.
Para finalizar o projeto, será exibido, em abril de 2015, o programa Clássicos de Brasília, que inclui apenas produções das duas primeiras décadas, 1960 e 1970. O destaque do último módulo será a exibição de “Brasília Ano 10” (1970), de Geraldo Sobral Rocha, em cópia restaurada especialmente para a mostra.

PROGRAMAÇÃO:
Programa 1 – CURTAS PREMIADOS (80 minutos):

Filmes:
“Brinquedo Popular do Nordeste”, de Pedro Jorge de Castro (1977, 20 min, livre)
“Para Pedir Perdão”, de Iberê Carvalho (2009, 17 min, livre)
“Momento Trágico”, de Cibele Amaral (2003, 16 min, 10 anos)
“Tepê”, de José Eduardo Belmonte (1999, 17 min, 12 anos)
“O Lobisomen e o Coronel”, de Ítalo Cajueiro, de Elvis K. Figuereido e Ítalo Cajueiro (2002, 10 min, livre)

Programa 2 – ESPECIAL CRIANÇAS (52 minutos):

FILMES:
“Peixe Sapiens”, de Clarice Veras (1992, 2 min, livre)
“Meu amigo Nietzsche”, de Fáuston da Silva (2012, 15 min, livre)
“O filho do vizinho”, de Alex Vidigal (2010, 6 min, livre)
“A menina espantalho”, de Cássio Pereira dos Santos (2008, 13 min, livre)
“A lente e a janela”, de Marcius Barbieri (2005, 16 min, livre)

Serviço:
Mostra Curta ao meio-dia
De 31/10 a 21/04/15 (sextas, sábados e domingos), às 12h
Local: CCBB-Brasília SCES Trecho 2 lote 22
Entrada Franca
Classificação indicativa: Confira a classificação indicativa na programação ou no site www.bb.com.br/cultura
** O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de terça a domingo. Consulte todos os locais e horários de saída no site e no Facebook.