Por Paula Pratini

Em ‘Como Treinar seu Dragão 3’ de Dean DeBlois Soluço mais uma vez se aventura com Banguela para defender seu reino ‘Berk’ junto aos vikings e vai em busca do ‘Lar dos Dragões’, um paraíso perdido que seu pai sempre lhe falava quando ele ainda era um menino.

Ele, Berk e amigos estão ameaçados pelo maldoso Grimell, um caçador de dragões impiedoso que deseja a todo custo capturar ‘Banguela’, o último da sua espécie. O caçador pretende acabar com a paz e a harmonia da vida de todos com sua arrogância e prepotência.

Soluço, agora um jovem de 20 anos sente o peso da responsabilidade e a pressão que a situação causa, e, pretende solucionar a questão com determinação e coragem junto a sua parceira Astrid, que o acompanha nesta derradeira aventura.

A aparição de ‘Fúria da Luz’, uma fêmea da mesma especie de Banguela causa alvoroço na trama e traz a mensagem mais importante do filme sobre o amor e o amadurecimento dos personagens. O desapego e a certeza que todos precisam evoluir e seguir o seus próprios caminhos é clara, mas é necessária.

Como treinar seu Dragão 3 é um filme para toda a família e traz a certeza de que as amizades verdadeiras nunca morrem apesar da distância e do caminho escolhido por cada um.