Foto: Nathália Vinhal

Foto: Nathália Vinhal

O CCBB-Educativo preparou diversas atividades para a exposição Cru: comida, transformação e arte, onde a arte e a comida são exploradas. O programa convida o espectador a misturar arte contemporânea e gastronomia por meio dos sentidos – olfato, visão, tato, paladar e audição. O projeto propõe, por meio de atividades lúdicas, tornar a linguagem artística acessível e atrair para o universo da arte o público leigo.
A exposição dispõe de visitas agendadas para escolas do DF ou grupos interessados em saber mais sobre a exposição. Aos sábados e domingos, adultos e crianças poderão participar da programação das atividades sem a necessidade de agendamento.
A Visita Mediada, é supervisionada pela ‘Sapoti Projetos Culturais’ Para além de um simples passeio guiado pela mostra, o educador estimula os visitantes a falar sobre suas impressões e trocar experiências sobre o tema exposto.
Na atividade ‘Em Cantos e Contos’, um grupo de contadores de histórias explora o universo de contos populares, que tratam da relação com a comida. As histórias são contadas com suporte de bonecos e música.
Em ‘Musicando’, o espectador participa de um banquete que relaciona comida, música e cultura. Cada prato é composto com um ingrediente e um instrumento musical típicos dos países presentes na mostra Cru. A ideia é provocar uma discussão sobre que tipo de comida os habitantes daquele país consomem e o estilo de música tocada. Em seguida, os participantes apontam em um globo a localização do país correspondente ao seu prato, relacionando as influências dos países vizinhos na cultura.
No ‘Laboratório de Artes Visuais’ os participantes são convidados a preparar um banquete. Enfeites de plástico, sem cor, em forma de pães, frutas e carnes, estarão disponíveis para que cada espectador escolha que tipo de prato vai fazer para o banquete. Serão oferecidos temperos – como urucum, colorau e extratos de sementes para dar cor aos enfeites. O participante trabalha a composição do prato a partir do que ele imagina e deseja que seja o banquete. Ele pode criar, por exemplo, um prato com uma tangerina marrom. Ou um frango vermelho.
Em Pequenas Mãos, o público é convidado a participar de uma oficina de cupcake e transformar comida em arte, desde a seleção dos ingredientes até a decoração. Em seguida, poderão degustar a própria arte, o bolinho.
No ‘Laboratório Aberto’, dois totens dispostos no jardim do CCBB fazem com que o participante explore como as sensações se fixam na memória. Pode ser por meio do toque, do cheiro ou da visão. Para descobrir tem que experimentar.
No Livro-Vivo a proposta é desdobrar imagens e interpretações de livros que dialogam com a temática da exposição Cru.

Serviço:
CCBB Educativo Brasília- SCES Trecho 2 lote 22
Cru: comida, transformação e arte
De 15\08 a 11\10 (sábados e domingos)
Informações e agendamentos para grupos e escolas: (61) 3108-7623/7624.
O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de quarta a segunda-feira.