HERBERT_002

Obra de Herbert Baglione

A tão aguardada Exposição Street Art – um Panorama Urbano chega a Caixa Cultural Brasília nesta terça-feira, 25 de novembro, às 19h. Os Djs Nagô e Wash serão os mestres de cerimônia nas picapes. A lista dos artista conta com o inglês Banksy, os franceses Jef Aerosol e Rero, os portugueses Vhils e ±MaisMenos±, os brasileiros Nunca e Herbert Baglione, a dupla italiana StenLex e o seu conterrâneo Pixel Pancho e os irmãos americanos HowNosm mostram recorte significativo da história do grafite mundial. Em destaque, a diversidade de técnica e estilos -estêncil, pôster, colagem, instalações, entre outras.

Uma mostra coletiva inédita traz para Brasília artistas representativos da street art da atualidade, com trabalhos de brasileiros e de representantes da Inglaterra, Itália, França, EUA e Portugal para traçar um panorama deste segmento no mundo. Depois de passar por São Paulo e Rio de Janeiro, Brasília recebe a exposição Street Art – Um panorama urbano, sob a curadoria da produtora portuguesa Leonor Viegas. As obras ficam em cartaz na CAIXA Cultural Brasília de 26 de novembro de 2014 a 11 de janeiro de 2015, com entrada gratuita.

O inglês Banksy, os franceses Jef Aerosol e Rero, os portugueses Vhils e ±MaisMenos±, os brasileiros Nunca e Herbert Baglione, os italianos StenLex e Pixel Pancho e os americanos HowNosm utilizam as mais variadas técnicas – pintura, estêncil, colagem, mosaico, instalações, resina, carimbo, montagem e até esculturas.

A mostra traz uma peça exclusiva de Banksy. A obra EVERYDAY A FRESH LOAD OF COMPROMISE – 2006, peça única, foi gentilmente cedida por um colecionador. O artista inglês, cuja verdadeira identidade é desconhecida, é famoso pelas ações explicitamente políticas, que chamam a atenção do mundo, como pintar painéis irônicos no lado palestino do muro que separa a Cisjordânia de Israel. Além dela, mais um trabalho do artista estará na exposição.

Todos os outros artistas criaram peças especialmente para a exposição. Pixel Pancho realiza uma obra in loco. “A ideia é que tenhamos peças inéditas desses artistas, alguns deles realizando trabalhos que reflitam o olhar deles para o Brasil. Acredito que a exposição poderá estabelecer um diálogo maior com o público,” explica Luiz Prado, produtor do projeto.

Segundo a curadora Leonor Viegas, outro diferencial é que os artistas tiveram liberdade para trabalhar. “Diferente de uma exposição em galeria, onde muitas vezes o objetivo principal é a venda, estamos dentro de um museu, na CAIXA Cultural, onde todos tiveram liberdade de expressão para criar. Existe uma transposição do espaço público para outro contexto onde todos se adaptam de diferentes formas.”

Após visitar a exposição Au – de là du Street Art (Para Além da Rua), realizada em 2012, no Musée de La Poste, na França, Luiz Prado ficou impressionado com a reunião de grandes nomes da street art numa mostra coletiva. “No caso da França, havia um interesse maior em dar destaque à cena francesa. Eu queria fazer uma exposição mais cosmopolita, que pudesse mostrar esse panorama de arte no mundo. Convidei, então, a Leonor Viegas, produtora e curadora, natural de Portugal, para levantar o projeto. Ela tem grandes experiências com artistas e intervenções urbanas, principalmente em Portugal. Nossa ideia foi realmente traçar um panorama do street art no mundo, mostrando os artistas que têm uma intensa produtividade e que são referências neste universo”, explica.

Serviço:
Exposição Street Art – um Panorama Urbano

Abertura: 25 de novembro de 2014, às 19h
Visitação: De 26 de novembro de 2014 a 11 de janeiro de 2015
Horário: De terça a Domingo das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural Brasília | Galeria Principal
Setor Bancário Sul Quadra 4 – Lotes 3/4
Música: DJs Wash (coletivo Funk the System) e Nagô (URUKOMBI)
Classificação indicativa: livre
Entrada Gratuita
Lançamento de catálogo: 12 de dezembro, às 19h
Local: Caixa Cultural Brasília | Galeria Principal
Classificação indicativa: livre
Entrada Gratuita