Graffiti de Thales Fernando

Obra de Thales Fernando

A fim de promover as vozes das ruas, o ParkShopping realizará, às 19h desta terça-feira, dia 14 de abril, o Brasília Urbana, uma intervenção artística ao vivo com 10 artistas da cidade para homenagear a capital. Para que possam criar suas obras, cinco trevos com dimensão de 2m x 2m em formato tridimensional, fazendo referência à logomarca do ParkShopping e às tesourinhas do Plano Piloto, serão os painéis para suas expressões. Cada artista receberá uma face do trevo e terá como tarefa transformá-la em objeto de arte. O resultado deste trabalho será oferecido à cidade pelo seu aniversário de 55 anos e ficará em exposição gratuita até o dia 28 de abril na Praça Central do ParkShopping.

Michelle Cunha

Michelle Cunha

O live painting batizado de Brasília Urbana tem curadoria de Sormani Vasconcelos. Formado em Relações Exteriores e estudando atualmente ‘Teoria Crítica e História da Arte’ na Universidade de Brasília – UnB, ele acredita que a Capital Federal, assim como diversas cidades no mundo, vive um momento prolífico de intervenções artísticas nos espaços públicos. “Por onde você passa hoje no Distrito Federal, de Taguatinga a Sobradinho, passando pelas Asas e Lagos, é fácil reconhecer o traço de diversos artistas que pintam muros, viadutos, fachadas como uma atividade paralela ao seu trabalho autoral”, destaca. “Isso acaba transformando a cidade e ajudando a construir sua identidade cultural expressiva” acrescenta.
Sormani ressalta que são diversas as técnicas usadas pelos artistas nas ruas: “tem gente que trabalha com spray, tinta acrílica, rolinhos e pincéis, canetas marcadores, e até lambe-lambe que também é conhecido como poster-bomber, uma vertente da arte de rua que utiliza cartazes com frases, desenhos, poesias, entre outros, além da cola branca para fixar na parede”.

Graffiti de Pedro Sangeon

Graffiti de Pedro Sangeon

Entre os dez convidados por Sormani para ilustrar os trevos do ParkShopping estão alguns dos nomes mais populares nas ruas de Brasília. Um exemplo é Pedro Sangeon, autor do personagem Gurulino, uma figura zen com mensagens altruístas e bem humoradas. Outra artista de destaque é Michelle Cunha, que tem suas simpáticas corujinhas espalhadas em prédios, viadutos e, sobretudo, nas passagens subterrâneas das Asas Sul e Norte. Já Thales Fernandes, também conhecido como POMB, é um artista e ilustrador autodidata que trabalha com o grafite desde 2002. Seu trabalho ilustra paredes além das “nossas fronteiras”, ou seja, ele tem intervenções espalhadas por outras cidades brasileiras, além de Buenos Aires e Barcelona.
Os outros sete nomes que completam a lista do Brasília Urbana são: Rafael Hiran (Angatu), Daniel Morais (Toys), Renato Moll, Omik, Juliana Borgê (Juborgê), Alerrandro Rodrigues e Camila (Siren).
“Estamos sempre observando o que acontece na cidade em termos de expressão cultural, afinal sempre fez parte da história do ParkShopping abrir espaço para a produção artística local”, ressalta a gerente de marketing do shopping, Natália Vaz. “Mais do que um centro de consumo, o PKS é um espaço de convivência onde as tendências e os comportamentos ecoam, por isso apostamos nas artes urbanas para render essa homenagem à Brasília” completa.

SERVIÇO:
Brasília Urbana
Live painting: 14 de abril às 19h
Exposição: 15 a 28 de abril 2015
Local: Praça Central do ParkShopping
Horário: Segunda a sábado das 10h às 22h / Domingo das 12h às 20h
Entrada Franca