Entre os dias 15 e 18 de agosto, ‘Brasília, Capital Criativa do Design’ pela Unesco, recebe a presença de grandes nomes no design brasileiro com o objetivo de debater e aproximar a temática do design contemporâneo na sociedade.

Por meio de palestras, debates e oficinas, os convidados irão explorar e disseminar conteúdos relacionados à atuação deste mercado na sociedade, desde sua aplicação bem como a pesquisa e o desenvolvimento artístico.

Em um ambiente de conhecimento, interação entre profissionais e curiosos e entretenimento, voltado para toda a sociedade, os profissionais criativos apresentarão novos produtos, protótipos, conceitos e ideias.

Dentre as áreas do design contemporâneo tratadas, estão: mobiliário e produtos, moda, gráfico, tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade, com vista à apresentação de incentivos e gerar novas tendências.

Profissionais e estudantes de design, além do público em geral, estão convidados a atenderem e participarem de Open Talks, com designers de fora de Brasília e estrangeiros, Palestras seguidas de Debates com artistas e designers de Brasília, Mesas Redondas e Workshops.

Para Raquel Chaves, coordenadora e curadora do Fórum, “a realização deste evento multidisciplinar de Design traça perspectivas singulares para o marcado local e aprofunda as relações do DF com experiências nacionais e internacionais”.

De fora do Brasil, o ‘Brasília Design Fórum’ recebe as presenças de: María Hidalgo, espanhola e CEO/Fundadora do Design Social EN+, trabalha na integração entre designers com preocupações sociais e ONGs para ajudá-los a melhorar a qualidade de suas comunicações entre designers e organizações;  Iohanna Nicenboim, entre Alemanha e Holanda, é pesquisadora na TU Delft com formação em Design Industrial pela Bezalel Academy, em Israel, e Digital Media Design, da UDK, em Berlim, sua prática em design mostra uma abordagem provocadora em relação à tecnologia e à forma.

Os palestrantes nacionais são: Do Rio de Janeiro, Brunno Jahara, designer de produtos com estudos no Universitario di Architetture di Venezia, cujo trabalho com materiais sustentáveis e reciclados já foi apresentado na Triennale di Millano, Centro Georges Pompidou e na Feira de Móveis em Milão; E de São Paulo, o Estúdio Rain, sob e direção de Mariana Ramos e Ricardo Innecco, explora o design por um viés artístico ligado a ressignificação dos objetos do cotidiano pela criação de produtos utilitários.

Do DF, participam: Danilo Vale, especializado no desenvolvimento de produtos, como óculos e utensílios domésticos, com particular destaque em mobiliários; Maibe Maroccolo, mestre em moda e desenvolvimento sustentável pela London College of Fashion e consultora em ética e sustentabilidade, conduz o Mattricaria, projeto que trabalha com tingimentos e extração de corantes naturais; e Startaê, grupo de designers, engenheiros e estrategistas, que auxiliam startups a desenvolverem melhores experiências e a impactarem positivamente a vida de seus usuários.

Outros locais são: Avocado, escritório de design voltado para a análise crítica do contexto e para a experimentação de possibilidades que transcendem o óbvio; Grande Circular, empresa de design gráfico focada em trabalhar a imagem através de soluções visuais estratégicas; e ONI, escritório especializado em gestão de marcas e design de serviços. Estes três participam de mesa redonda sobre a jovem produção criativa em Brasília; E ainda: Nous Cultura Criativa, escola aberta que estimula a criatividade a partir da tradição humana como filosofia, metafísica, naturalismo e biomimetica; e Limonada Project, sob o comando de Gracilene Bessa e Diogo Gama, o escritório assina criações com o propósito de comunicar a partir do design.

Programação e mais informações sobre o Brasília Design Fórum podem ser acessadas na página do Facebook. Atividades paralelas às formativas, estão o lançamento do catálogo do Mapa Design Brasília, uma loja Pop Um, com produtos locais, Espaço Expositivo e Festa Criativa. Algumas novidades ainda devem ser incluídas ao calendário do Fórum até o início de sua realização.

Serviço:
Brasília Design Fórum
De 15 a 18 de agosto de 2018
Local: Anexo do Museu Nacional da República-Esplanada dos Ministérios
Entrada franca para todas as atividades
Classificação livre.