A obra é dedicada a Marielle Franco e ao ex-presidente Lula, que assina o prefácio

Em ‘Delírio do poder – Psicopoder e loucura coletiva na era da desinformação’ (Record), a filósofa Marcia Tiburi analisa como a intensificação da lógica neoliberal afeta as instâncias políticas – subjetivas e institucionais – que deveriam assegurar uma vida digna a todos. A partir de fatos públicos e vivências pessoais, a filósofa reflete sobre questões políticas, incluindo sua experiência como candidata ao governo do estado do Rio de Janeiro pelo PT em 2018 e a avalanche de “fake news”, da qual também foi vítima. No livro, a autora aponta o que ela considera de arapucas para prejudicar sua campanha, armadas não apenas por partidos de direita.

A apresentação de ‘Delírio do poder – Psicopoder e loucura na era da desinformação’ é de autoria do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. No texto, Lula elogia a coragem de Marcia e tece comentários sobre a política e sobre a liberdade. “A política é ao mesmo tempo a atividade mais exigida pela sociedade e a mais criticada. As pessoas exigem mais de um político do que muitas vezes exigem de si mesmas. E não importa quem seja o político, na democracia a cada quatro anos ele tem que sair na rua para pedir voto, no sol, na chuva, dando satisfação a quem depositou sua confiança nele. Claro que a política é cheia de falhas, porque é humana. Mas quando se nega a política, o que vem depois, e estamos vendo isso hoje no Brasil, é sempre pior”, discorre Lula.

A filósofa encontra-se nos Estados Unidos desde dezembro. Depois de receber ameaças de morte durante a campanha eleitoral, a filósofa aceitou convite para um programa de residência literária de três meses em Pittsburgh, nos Estados Unidos.