image-1A Exposição Fotográfica “A Fisionomia do Mundo” do fotógrafo Nabil Sami Silva, busca mostrar através da lente da câmera um vislumbre de uma pequena parcela da diversidade que representa a família humana. A mostra fotográfica ocupa a Galeria da Fnac do ParkShopping de 16 de setembro a 16 de outubro de 2016. O fotógrafo se inspirou pela sua crença – Fé Bahá’í, que anuncia a origem da humanidade com uma única essência, a de que o ser humano foi criado com propósitos muito elevados e sublimes: “O de levar avante uma civilização em constante evolução”, “adquirir virtudes” e “ajudar os povos do mundo a abrirem suas mentes e corações ao único Poder que pode atender ao seu anseio mais profundo”.
Em cada viagem realizada, Nabil Sami buscou registrar as características de diferentes povos e mostrar que tais diferenças podem ser a razão para uma unidade mais embelezada das nações, tal como é um jardim com a diversidade das matizes das flores e plantas.
No período de 2011 a 2016, visitou alguns países do Ocidente e do Oriente tendo a oportunidade de conhecer traços da cultura e realidades de cada país, buscando registrá-las em fotografias. O olhar fotográfico de Nabil mostra que o mundo, mesmo com toda sua diversidade, pode viver sem ódio, preconceito e inveja. Sua afirmação é de que “todos podemos trabalhar para a construção de um mundo melhor”.  E por mais diferente que sejamos um do outro, a unidade é essencial para esta transformação – a exposição procura transmitir isto.
Ao perceber a beleza da diversidade registrada, decidiu montar a exposição “A Fisionomia do Mundo” a fim de mostrar que o retrato do mundo pode ser o conjunto das diferenças. Sua criação pretende apresentar qual é a cara do mundo – a soma de diferenças como uma colcha de retalhos composta por europeus, africanos, asiáticos, orientais, brasileiros, todos formando a fisionomia do mundo.
À medida que o mundo foi encolhendo com o avanço da tecnologia, dos transportes e da comunicação, tornando-os cada vez mais abrangente e veloz, chegando ao ponto da instantaneidade, a globalização tornou-se uma realidade facilitando a compreensão de que o planeta é o lar da humanidade e que esta, em essência, é uma única família, independentemente de sua raça, classe, nacionalidade ou crença.
Nabil Sami Silva nasceu Manaus, passou por Salvador e agora reside em Brasília, apaixonado em documentar o mundo em sua volta. De umafamília multicultural me fez amar e ser curioso em como a cultura afeta a sua identidade. Sua mãe nasceu na cidade de Abadan, Irã e seu pai em Belo Horizonte/MG –  cidades, países, continentes e realidade diferentes mas conectados por uma Fé em comum.

Exposição Fotográfica “A Fisionomia do Mundo” de Nabil Sami Silva
Coquetel de abertura – dia 16, sexta-feira, às 19h30
Visitação: De 16 de setembro a 16 de outubro de 2016
De Segunda a sexta, das 10h às 22h
Domingos e feriados das 10h às 20h
Fnac Brasília – ParkShopping
SAI/SO ÁREA 6580 LUC 149P – GUARÁ BRASILIA – DF
Entrada Franca e Livre para todos os públicos
Informações: (61) 21052000