Novo filme de Damien Chazelle (La La Land),’O Primeiro Homem’ com Ryan Gosling, abre amanhã, dia 29, a programação da 75ª edição do Festival de Veneza, na Itália. O longa-metragem conta a história de Neil Amstrong, o primeiro homem a pisar na lua.

Para Alberto Barbera, diretor artístico do festival, este ano a programação traz o que há de mais novo e interessante na sétima arte.

“Não é comum termos tantas produções de qualidade sendo exibidas, com filmes americanos, europeus, vindos da Ásia e América Latina. Mesmo assim deixamos de lado muitas produções, tamanha a quantidade de inscritos este ano”.

Disputam o Leão de Ouro ‘Non Fiction’ de Olivier Assayas; ‘The favourite’ de Yorgos Lánthimos; ‘The ballad of Buster Scruggs’ dos Irmãos Cohen; ‘22 july’ de Paul Greengrass; ‘Peter Loo’ de Mike Leigh; ‘Roma’ de Alfonso Cuarón, entre outros.

A polêmica iniciada em Cannes com o banimento dos filmes lançados em streaming não se aplica aqui. Para Barbera é impossível negar a importância de se abrir aos novos mercados e distribuição”.

“Não dá para negar a nova realidade das cadeias produtivas e distributivas. Esses novos agentes muitas vezes produzem filmes de grandes diretores que não conseguiriam financiamento em meios mais tradicionais”.

A produção brasileira não participa da ‘Mostra Competitiva’ mas representa bem como os filmes ‘Domingo’ de Clara Linhart e Fellipe Barbosa; ‘Deslembro’ de Flávia Castro e o documentário ‘Humberto Mauro’ de André di Mauro.

O comentado ‘Nasce uma Estrela’ com a cantora Lady Gaga e Bradley Cooper que atua e dirige o longa-metragem será exibido fora da competição.

Bradley Cooper interpreta Jackson Maine, que descobre a desconhecida Ally (Lady Gaga ). Os percalços e a dificuldade da profissão quase fazem com que ela desista de seu sonho, mas Jackson Maine é quem traz luz e esperança para a vida da jovem.

O conturbado envolvimento de Jack com as drogas e a seu estilo boêmio põem em risco o relacionamento dos dois, mas Ally deslancha na carreira e segue a vida.

As canções originais do filme criadas por Mark Ronson, Jason Isbell e Lukas Nelson foram cantadas por Lady Gaga e o resultado vai entreter o público.