A 4ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura acontece entre os dias 18 e 26 de agosto no Centro de Convenções Ulisses Guimarães e destaca uma programação voltada para a produção brasileira de quadrinhos.

O Espaço HQ é um ambiente para lançamentos e encontros com profissionais da área, além da presença de lojas especializadas em quadrinhos e produtos derivados deste universo, com curadoria do jornalista Pedro Brandt.

Em 2018, a Bienal acolhe os mais prestigiados autores das histórias em quadrinhos brasileiras atuais, a exemplo dos premiados Marcelo D’Salete e Marcello Quintanilha, as revelações Cynthia B. e Cristina Eiko, o irascível cartunista Ricardo Coimbra e o veterano Gustavo Machado; além de Daniel Lopes, apresentador do canal Pipoca & Nanquim e publisher da editora de mesmo nome.

Além de sessões de autógrafos, os convidados irão participar de bate-papos com o público sobre carreira, métodos de trabalho, influências artísticas, mercado editorial, divulgação de obras e as infinitas possibilidades – estéticas, conceituais e temáticas – dos quadrinhos.

O espaço conta ainda com uma ala de autores independentes de Brasília – selecionados pelo site especializado em quadrinhos Raio Laser (raiolaser.net) em colaboração com as feiras de publicações Dente e Motim – com as presenças de ‘A Bolha Editora’, ‘Caio Gomez’, ‘Carlos Lopes’ (Dorsal Atlântica), ‘Catharina Baltar’, ‘Incoerente Coletivo’, ‘Max Andrade’, ‘Nesteablo Ramos’, ‘Pedro D’apremont’, revista Flyp, ‘Selo Aerolito’, ‘Selo Piqui’, ‘Renata Rinaldi’, ‘Veronica Saiki’ e representantes da Motim e da Dente.

A Bienal também oferece oficinas de quadrinhos, com Lucas Gehre, e roteiro para HQs, com Danilo Oliveira e Vitor Camargo de Melo, editores do site Revista Seca. Inscrições podem ser feitas pelo site bbll.com.br.

PROGRAMAÇÃO

Dia 18 de agosto, às 15h

A história afro-brasileira como inspiração – Marcelo D’Salete comenta como a pesquisa sobre a história do negro no Brasil lhe serviu de base para seus quadrinhos e como o passado brasileiro pode servir de inspiração para a criação de obras que instigam à reflexão e ajudam a entender o presente. Marcelo D’Salete acaba de ser receber o Prêmio Eisner, uma espécie de Oscar do universo dos quadrinhos pelo trabalho da graphic novel Cumbe, em que trata da escravidão. A obra foi lançada no ano passado nos Estados Unidos sob o título “Run for it”.

Dia 19 de agosto, às 15h

Quadrinhos alternativos – Uma reflexão sobre os quadrinhos que fogem do convencional – do mais simples ao mais complexo, do mais bizarro ao mais singelo, e com os mais variados temas e abordagens – com quem faz (Cynthia B., autora da graphic novel Estudante de medicina) e quem lança no mercado (Rachel Gontijo, da Bolha Editora) este tipo de material.

Dia 20 de agosto, às 19h

Inspiração no cotidiano – Além de produzirem seus próprios trabalhos, Ricardo Coimbra publica na Folha de S. Paulo e Caio Gomez no Correio Braziliense. Como o noticiário, as redes sociais e os acontecimentos do dia a dia pautam a produção de ilustrações, cartuns e tirinhas desses autores? Como refletir, em quadrinhos, de maneira crítica e bem-humorada, sobre tudo isso?

Dia 21 de agosto, às 19h

Mercado de quadrinhos – O mercado editorial de HQs está em expansão ou vivendo uma bolha prestes a estourar? O futuro das compras está apenas em lojas on-line? E o que isso muda na vida dos consumidores? Daniel Lopes, do canal de YouTube e editora Pipoca & Nanquim, e o professor de Comunicação e o ilustrador Lima Neto discutem o tema – e, ainda, abordam o que faz um editor de quadrinhos e a quantas anda a divulgação de HQs na internet.

Dia 22 de agosto, às 19h

O poder do mangá – O encanto e a influência do mangá serão debatidos por duas autoras influenciadas pelo quadrinho japonês: a paulistana Cristina Eiko e a brasiliense Renata Rinaldi. Além disso, o encontro vai abordar como produzir quadrinhos para o público jovem. Existem premissas a seguir e objetivos a alcançar (e como saber se ele foi alcançado junto a este público específico)?

Dia 23 de agosto, às 19h

O Brasil como inspiração – Um bate-papo com Marcello Quintanilha, mediado pelo professor e crítico Ciro Inácio Marcondes (do site especializado Raio Laser), sobre a trajetória do autor – atualmente, um dos mais reverenciados do quadrinho nacional – e como a cultura brasileira (cinema, música, literatura, etc.) se tornou uma marca de suas obras, uma delas, Tungstênio, recentemente adaptada para a tela grande.

Dia 24 de agosto, às 19h

Vivendo de quadrinhos – Veterano das HQs nacionais, Gustavo Machado tem quatro décadas de profissão. O jornalista Pedro Brandt (do site especializado em quadrinhos Raio Laser) vai abordar com o desenhista quais são os desafios e as possibilidades de se viver de quadrinhos no Brasil. Gustavo Machado passou por momentos distintos dessa indústria e ilustrou de quadrinhos eróticos até infantis – com os quais, aliás, seu nome é mais associado, já que trabalhou por anos com personagens da Disney, como Zé Carioca, e a versão mirim do quarteto Os Trapalhões. Em 2017, sua HQ em parceria com o roteirista Wander Antunes, Zózimo Barbosa: o corno que sabia demais e outras histórias, sobre um detetive que investiga casos de adultério no Rio de Janeiro dos anos 1950, foi transformada em minissérie produzida pela TV Globo.

Dia 25 de agosto, às 15h

Quadrinhos em Brasília: desafios e possibilidades – Nestablo Ramos produz quadrinhos autorais e institucionais. Felipe Sobreiro é colorista de editoras estrangeiras como a Marvel Comics. Lucas Gehre publica quadrinhos de forma independente. Neste encontro, autores brasilienses com perfis diversos discutem as possibilidades e os desafios de se trabalhar com quadrinhos em Brasília.

Às 18h30: Apresentação da produção de uma página de HQ, com Gustavo Machado

Dia 19/08, às 10h

Fora do seu quadrado: O escritor e crítico Ronaldo Bressane e o escritor, ator, dramaturgo e quadrinista Lourenço Mutarelli falam sobre a fertilização cruzada entre formas de literatura, uma delas, os quadrinhos – ou, como preferem alguns, as graphic novels – vista ainda com desconfiança pelos tradicionalistas.

Dia 18/08, às 20h
O cheiro do ralo (2007). Direção de Heitor Dhalia, 112 min, 14 anos – debate com Lourenço Mutarelli após a exibição do filme

Dia 22/08, às 20h
Tungstênio. Direção de Heitor Dhalia, 80 min, 16 anos (debate com Marcello Quintanilha após o filme)

OFICINAS

Dia 18/08, SÁBADO
11h às 13h: Oficina Desenhando histórias em quadrinhos, com Lucas Gehre – Sala de oficina
14h às 18h: Oficina de escrita criativa: Os elementos básicos da narrativa aplicados às HQs, com Revista Seca – Sala de oficina
15h às 17h: Bate-papo A história afro-brasileira como inspiração, Marcello D’Salete – Espaço HQ

Dia 19/08, DOMINGO
11h às 13h: Oficina Desenhando histórias em quadrinhos, com Lucas Gehre – Sala de oficina
14h às 18h: Oficina de escrita criativa: Os elementos básicos da narrativa aplicados às HQs, com Revista Seca – Sala de oficina
15h às 17h: Bate-papo Quadrinhos alternativos, com Cynthia B. e Rachel Gontijo – Espaço HQ

Dia 20/08, SEGUNDA-FEIRA
19h às 21h: Bate-papo Inspiração no cotidiano, com Ricardo Coimbra e Gaio Gomes – Espaço HQ

Dia 21/08, TERÇA-FEIRA
19h às 21h: Bate-papo Mercado de quadrinhos, com Daniel Lopes e Lima Neto – Espaço HQ

Dia 22/08, QUARTA-FEIRA
19h às 21h: Bate-papo O poder do mangá, com Cristina Eiko e Renata Rinaldi – Espaço HQ

Dia 23/03, QUINTA-FEIRA
19h às 21h: Bate-papo O Brasil como inspiração, com Marcello Quintanilha e Ciro Inácio Marcondes – Espaço HQ

Dia 24/08, SEXTA-FEIRA
19h às 21h: Bate-papo Vivendo de quadrinhos – Gustavo Machado e Pedro Brandt – Espaço HQ

Dia 25/08, SÁBADO
11h às 13h: Oficina Desenhando histórias em quadrinhos, com Lucas Gehre – Sala de oficina
14h às 18h: Oficina de escrita criativa: Os elementos básicos da narrativa aplicados às HQs, com Revista Seca – Sala de oficina
15h às 17h: Bate-papo Quadrinhos em Brasília: desafios e possibilidades, com Nestablo Ramos, Felipe Sobreiro, Lucas Gehre e Gabi LoveLove6
18h30 às 20h30: Apresentação da produção de uma página de HQ, com Gustavo Machado – Espaço HQ

Dia 26/08, DOMINGO
11h às 13h: Oficina Desenhando histórias em quadrinhos, com Lucas Gehre – Sala de oficina
14h às 18h: Oficina de escrita criativa: Os elementos básicos da narrativa aplicados às HQs, com Revista Seca – Sala de Oficina

Serviço:
4ª BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA
De 18 a 26 de agosto de 2018
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília
Horário de funcionamento: 9h às 22h
ENTRADA FRANCA (mediante cadastramento que pode ser feito pelo site, pelo aplicativo do evento ou na entrada da BIENAL)
Informações: (61) 3542.0340 / www.bbll.com.br