Estella Cadente

O Instituto Cervantes de Brasília, com o apoio da Embaixada de Espanha, realiza o II Ciclo de Cinema Espanhol,entre os dias 20 e 24 de junho. A mostra traz produções em catalão, galego e euskera (língua basca). Na programação, seis títulos, entre animação e ficção, vencedores de importantes festivais pelo mundo, como o longa “O Apóstolo” (2012), do diretor Fernando Cortizo, o primeiro longa-metragem espanhol produzido em stop-motion, que ganhou o prêmio de Melhor Filme de Animação, em Festivais no México, Argentina, Bulgária, Portugal e Alemanha.

PROGRAMAÇÃO
Segunda, 20/06 – 19h
ESTELLA CADENTE
2014, Lluís Miñarro, Histórico, CI: 16 anos.
Estella Cadente nos leva ao ano 1871, quando o rei Amadeo de Saboya, nascido na Itália, chega a Madri com o intuito de atualizar a Espanha, mas o país passava por um momento de grande desequilíbrio politico para ele poder cumprir seu objetivo. Seu reino será breve, durará apenas 3 anos sombrios e misteriosos. A época entre o romantismo e a modernidade foi muito conturbada na Europa, em especial na Espanha.

VII Prêmio Gaudí 2015 – Melhor direção artística e melhor figurino.
Terça, 21/06 – 19h
LA MOSQUITEIRA
2010, Agustí Vila, Drama. 95 min., CI: 12 anos
Os integrantes de uma família de classe média, urbana, vivem presos no mundo construído por eles mesmos. O filme mostra a luta de cada um deles para salvar aquilo que justifica a sua própria existência. Luís, afronta à adolescência descobrindo mulheres e homens culpados e inocentes ao mesmo tempo.

SEMINCI 2010 Festival Internacional de Valladolid
Espiga de prata melhor filme e melhor interpretação feminina.
Festival 2-em-1 de Moscou — Prêmio do Júri.
Festival de Cinema Batumi (Geórgia). – Melhor diretor. Festival Internacional de Antalya, Turquía
Prêmio da crítica. 32º Festival de Cinema Mediterrâneo de Montpellier 2010 (França)
Prêmio Antígona de Ouro ao melhor filme.

Donkey Xote

Quarta, 22/06 – 19h
DONKEY XOTE
2007, José Pozo, Animação , 84 mins., CI: livre
Cansado da pacata vida que todos parecem levar em La Mancha, Rucio não hesita nem um segundo quando surge a oportunidade de viver uma grande aventura: o Cavaleiro da Meia-Lua desafiou Dom Quixote para um duelo sem precedentes. Agora, só falta convencer Rocinante, um cavalo folgado que prefere muita sombra e água fresca a sair galopando pelas planícies da Espanha. Mas esses aventureiros enfrentarão vários perigos nessa jornada, principalmente o misterioso cavaleiro Sinister.

Prêmios Goya: Melhor Filme de Animação.
Sexta, 24/06 – 20h
VACAS
1992, Julio Medem, Drama, 96mins
Ao longo de três gerações, as famílias Irigibel e Mendiluce, mantém uma rivalidade tortuosa, de ódio, violência e paixões viscerais. A história começa em 1875 no país basco, nas trincheiras da Terceira Guerra Carlista, um homem salva a vida se fazendo de morto junto com os seus colegas na pilha de cadáveres. A presença de uma vaca produz nele uma estranha impressão que virará uma obsessão. Em 1936, no começo da Guerra Civil Espanhola, a terceira geração das famílias, parece reviver as historias do passado.

Prêmios Goya Melhor Diretor Novel
Festival de Montreal, prêmio Melhor Ópera
Quinta, 23/06 – 19h
HÁ CHUVA
2010, Icíar Bollaín, Drama Social, 104 mins, CI: 7 anos
Um descrente produtor de cinema e um jovem e idealista realizador viajam até a Bolívia para trabalharem em conjunto num ambicioso projeto cinematográfico sobre a chegada de Cristóvão Colombo à América, mas nenhum deles pode imaginar o desafio que lhes espera quando irrompe no país uma guerra entre o governo e as populações indígenas pelo controle e distribuição da água.

Festival de Berlín (Seção Panorama): Prêmio do público
3 Prêmios Goya: Ator Coadjuvante, Música original, Dir. de Produção.
Prêmios Ariel: Melhor filme iberoamericano

foto_o apostolo02

Sexta, 24/06 – 18h30
O APÓSTOLO
2012, Fernando Cortizo, animação, 72 min, CI: 7 anos
Após fugir da cadeia, Ramón começa uma nova aventura no intuito de resgatar um tesouro que foi escondido numa pequena e misteriosa aldeia da Galícia. As personagens que encontrará por lá protagonizam uma história de terror, humor e fantasia. Trata-se do primeiro longa-metragem espanhol produzido em stop-motion.

Cinema Horizontes Marselha –Melhor filme
Festival de Annecy: Prêmio do Público
Animpact- Korea-Japão-China: Melhor Filme
Festival de Monterrey- México: Melhor Filme
Expotoons-Buenos Aires: Melhor filme
Mostra de Lisboa: Prêmio do público e Melhor Trilha Sonora.

Serviço:
II Ciclo de Cinema Espanhol em Catalão, Euskera e Galego
De 20 a 24/06 (segunda a sexta)
Local: Instituto Cervantes – SEPS 707/907 Lote D Asa Sul
Entrada franca
Informações: www.brasilia.cervantes.es
Classificação 10 anos.