O CCBB de Brasília recebe a 2a edição do Festival de Cinema BB DTVM. A mostra celebra a produção nacional, entre 14 e 19 de agosto, com projeções de 10 filmes selecionados especialmente para o festival.

Em Brasília, além da exibição em salas convencionais, será possível curtir sessões ao ar livre; com as bandas ‘O Terno’, ‘Clarice Falcão’ e ‘5 a Seco’ que farão shows que enriquecem e animam a programação na capital federal.

Na programação constam longas como ‘Bingo – O Rei das Manhãs’ (2017), de Daniel Rezende, pré-selecionado pelo Brasil para uma vaga ao Oscar de Filme Estrangeiro, o recém lançado ‘Paraíso Perdido’ (2018), dirigido por Monique Gardenberg, e ‘Como Nossos Pais’ (2017), de Laís Bodansky, entre outros destaques imperdíveis.

As exibições em salas acontecerão em 14/08, 15/08 e 16/08; as projeções ao ar livre em 17/08, 18/08 e 19/08. O esquenta fica por conta do set do DJ Criolina. Após as projeções, o público curte o som de ‘Ellefante’, ‘O Terno’, ‘Cachimbó’, ‘Clarice Falcão’, ‘João Pedreira’ e ‘5 a Seco’.

“A realização do Festival de Cinema BB DTVM é consequência do sucesso da primeira edição, quando a mistura de cinema e música intensificou a diversificação de público no CCBB Brasília”, explica Carolina Villalobos, diretora da Villa-Lobos Produções, que organiza o evento.

PROGRAMAÇÃO

Dia 14/08 (terça-feira), às 18h
Ouro, Suor e Lágrimas
Direção – Helena Sroulevich
Sinopse – A história da década mais vitoriosa das seleções brasileiras de voleibol de quadra. Um convívio íntimo com os atletas e os técnicos Bernardinho e Zé Roberto Guimarães que buscam revelar o segredo do sucesso das seleções.
Classificação indicativa: 10 anos

João, o Maestro
Horário – 20h
Direção – Mauro Lima
Sinopse – Quando criança, João Carlos Martins foi considerado um prodígio do piano. Aos poucos, sua fama ganhou os noticiários e levou o músico à Europa e a outros países da América do Sul. Estabelecido como pianista de sucesso, na fase adulta, sofre um acidente que prejudica o movimento da mão direita. João tenta se reestabelecer e, enquanto isso, apresenta-se em concertos para uma mão só. No entanto, um segundo acidente retira os movimentos da mão esquerda, o que faz com que ele, mais uma vez, tenha que se reinventar.
Classificação indicativa: 14 anos

Dia 15/08 (quarta-feira), às 18h
Divórcio
Direção – Pedro Amorim
Sinopse: O casal Noeli (Camila Morgado) e Júlio (Murilo Benício) leva uma vida humilde, até que ficam ricos depois de criar um molho de tomate que é sucesso nacional. Com o passar dos anos os dois vão se distanciando e um incidente é a gota d’água para a separação. Cada um em busca do melhor advogado para defender seu patrimônio, eles entram em um processo de divórcio bastante conturbado.
Classificação indicativa: 12 anos

Como Nossos Pais
Horário – 20h
Sinopse: Rosa (Maria Ribeiro), 38 anos, é uma mulher que se encontra em uma fase peculiar de sua vida, marcada por conflitos pessoais e geracionais: ao mesmo tempo em que precisa desenvolver sua habilidade como mãe de suas filhas, manter seus sonhos, seus objetivos profissionais e enfrentar as dificuldades do casamento, Rosa também continua sendo filha de sua mãe, Clarice (Clarisse Abujamra), com quem possui uma relação cheia de conflitos.
Classificação indicativa: 14 anos

Dia 16/08 (quinta-feira), às 16h
A Menina Índigo
Direção – Wagner de Assis
Sinopse: Sofia (Letícia Braga) é uma garota de sete anos que enfrenta problemas na escola. Depois de se trancar em uma sala e pintá-la por completo, seu pai (Murilo Rosa) é chamado. Afastado da filha devido ao trabalho como jornalista, ele se reaproxima após o pedido da própria Sofia para que more com ele. Aos poucos, ele percebe que Sofia não só é uma criança bastante espontânea que se manifesta através da pintura, mas que também tem o dom de curar pessoas doentes.
Classificação indicativa: Livre

Eu Fico Loko
Horário – 18h
Direção – Bruno Garotti
Sinopse: Christian (Filipe Bragança) é um adolescente pouco popular na escola, que também não tem vida fácil em casa. Enquanto sofre bullying dos colegas e busca a sua própria identidade, ele se preocupa com o primeiro beijo, a primeira noite com uma garota. Christian também é um cinéfilo que grava paródias de filmes para colocar na internet. Aos poucos, ele decide usar as redes sociais para contar as suas histórias de vida.
Classificação indicativa: 12 anos

TOC – Transtornada Obsessiva Compulsiva
Horário – 20h
Direção: Paulinho Caruso e Teodoro Poppovic
Sinopse – Kika K (Tatá Werneck) é uma atriz que está em novelas, campanhas publicitárias e é idolatrada por milhões de fãs. Mas por trás das aparências, está em crise com sua vida pessoal e profissional, enquanto precisa lidar com as limitações de seu transtorno obsessivo compulsivo. Kika se depara com Felipão, um fã obsessivo (Luis Lobianco), um namorado galã sem noção (Bruno Gagliasso) e os compromissos profissionais marcados pela exigente empresária (Vera Holtz).
Classificação indicativa: 14 anos

Dia 17/08 (sexta-feira), às 18h

DJ Criolina
À frente de projetos como a festa Criolina e a produtora Só Som Salva, Rodrigo Barata e Tiago Pezão apresentam um repertório tão diversificado quanto as atividades que realizam em Brasília, misturando ritmos da mesma forma que misturam os ofícios de produção cultural, design gráfico, músico e DJ. Nos discos, músicas que vão se perdendo na história se juntam a outras que vão fazendo história. Uma seleção que defende o produto nacional desde suas raízes até as misturas modernas, dando peso, suingue e versatilidade às apresentações. Ao longo dos mais de 15 anos de profissão, já participaram de todos os tipos de festas, clubs, festivais e shows em Brasília no Brasil, Austrália, América do Sul e Europa.

Bingo – O Rei das Manhãs
Horário – 19h30 (exibição ao ar livre)
Direção – Daniel Rezende
Sinopse: Cinebiografia de Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço Bozo no programa matinal homônimo exibido pelo SBT durante a década de 1980. Barreto alcançou a fama graças ao personagem, apesar de jamais ser reconhecido pelas pessoas por sempre estar fantasiado. Esta frustração o levou a se envolver com drogas, chegando a utilizar cocaína e crack nos bastidores do programa.
Classificação indicativa: 16 anos

Show Ellefante – 21h30
O trio brasiliense é formado pelo vocalista e guitarrista Fernando Vaz,pelo baixista Adriano Pasqua e pelo baterista João Dito. As músicas da Ellefante tem uma proposta madura e fazem um mix de música brasileira, pop blues e outras influências do rock alternativo que vão de folk music a ritmos africanos.
Classificação indicativa: 16 anos

Show O Terno – 22h30
Depois de serem aclamados no Lollapalooza Brasil 2018, a banda O Terno apresenta show do disco Melhor do Que Parece. No palco, além de Tim Bernardes (guitarras e vocal), Guilherme d’Almeida (baixo) e Biel Basile (bateria), estará o trio de sopros com Amilcar Rodrigues (trompete), Filipe Nader (saxofone) e Douglas Antunes (trombone). Uma das canções que aparecem no show é Não Espero Mais, atualmente na trilha sonora de Malhação.
Classificação indicativa: 16 anos

Dia 18/08 (sábado), 18h
DJ Criolina

Paraíso Perdido
Horário – 19h30 (exibição ao ar livre)
Direção – Monique Gardenberg
Sinopse: Paraíso Perdido é um clube noturno gerenciado por José (Erasmo Carlos) e movimentado por apresentações musicais de seus herdeiros. O policial Odair (Lee Taylor) se aproxima da família ao ser contratado para fazer a segurança do jovem talento Ímã (Jaloo), neto de José e alvo frequente de homofóbicos, e aos poucos o laço entre o agente e o clã de artistas românticos vai se revelando mais e mais forte – com nós surpreendentes.
Classificação indicativa: 14 anos

Show Cachimbó – 21h30
Formada pela vocalista baiana Lai, pelo brasiliense João, responsável pelos sintetizadores e batidas eletrônicas e pelo carioca Paulo, nas guitarras, o trio sintetiza em seu trabalho influências do synthpop e do indie-rock com bases e raízes da música brasileira.
Classificação indicativa – 16 anos

Show Clarice Falcão -22h30
Composições brilhantes não dependem de arranjos brilhantes. Por mais que produções cuidadosas transformem boas ideias em canções inesquecíveis, a essência de uma faixa independe daquilo que a cobre. A espinha dorsal de uma música é a sua verdade, sua vulnerabilidade, o sentimento bruto de um
artista entregue. E esse é pilar de Voz e Guitarra e Mais Coisa, show de Clarice Falcão. O espetáculo traz a artista acompanhada de somente um músico, o guitarrista João Erbetta, e reinventa o repertório autoral de Clarice com arranjos sucintos e rebuscados, dando uma nova luz às canções dela. A direção é do pai da cantora, João Falcão.
Classificação indicativa: 16 anos

Dia 19/08 (domingo), às 17h
DJ Criolina

Malasartes e o Duelo com a Morte
Horário – 18h30 (exibição ao ar livre)
Sinopse: Pedro Malasartes (Jesuíta Barbosa) é um malandro que, por mais que seja apaixonado por Áurea (Ísis Valverde), não resiste a um rabo de saia. Devendo muito dinheiro a Próspero (Milhem Cortaz), irmão de sua amada, Malasartes precisa escapar ele ao mesmo tempo em que prega peças, sempre usando a inteligência, de forma a conseguir alguns trocados. Só que seu padrinho, a Morte (Julio Andrade) em pessoa, tem outros planos para ele.
Classificação indicativa – 12 anos

Show João Pedreira – 20h30
Entre os novos artistas de Brasília, João Pedreira tem adquirido espaço, em trânsito com seu trabalho solo cênico musical. O cantor, compositor e ator brasiliense já é conhecido pelo público da capital, por sua atuação no jovem e premiado Grupo Tripé. Seu trabalho se volta às questões do homem pós-moderno, paramentado por um verdadeiro baú de referências sonoras, que colocam em destaque as letras e a performance do artista.
Classificação indicativa – 16 anos

Show 5 a Seco – 21h20
Um grupo formado por 5 artistas, todos compositores, sem protagonistas. Também são cantores e instrumentistas. O primeiro álbum do grupo foi gravado em 2011 no
Auditório Ibirapuera e contou com as participações de Lenine, Chico César e Maria Gadu. O CD/DVD está inteiramente disponível no youtube. O segundo álbum do grupo foi gravado no estúdio Gargolândia.
Classificação indicativa – 16 anos

Serviço:
Festival de Cinema BB DTVM
De 14 a 19/08
Local: CCBB-SCES Trecho 2 lote 22
Ingresso: Todas as atividades do Festival são gratuitas.
Para as sessões no cinema, as senhas são distribuídas na bilheteria do CCBB uma hora antes de cada sessão.
Para o cinema ao ar livre, a entrada no CCBB estará sujeita à capacidade do espaço.
Informações: (61) 3108-7600.
Classificação indicativa: consultar a classificação indicativa dos filmes na programação. Para as sessões e shows ao ar livre, a classificação é 16 anos.