A partir do próximo dia 08/12, 14h, Brasília será sede da 1ª Feira de Arte Figurativa Par de Ideias, organizada pelas artistas plásticas Julia Gonzales e Maisa Ferreira. O evento sediado no Par de Ideias, com duração de duas semanas, contará com a exposição e a venda de obras (desenhos, pinturas, gravuras e esculturas) criadas por artistas da capital.
A Feira de Arte Figurativa permitirá a esses artistas darem vazão e visibilidade aos seus trabalhos. O projeto possui caráter educativo-cultural, dando ênfase ao desenvolvimento do gosto pelas artes visuais, em especial à arte figurativa, com a intenção de transmitir conteúdo e informação artística aos mais diversos perfis de público além de incentivar o colecionismo.

“Brasília é um celeiro de artistas sintonizados com essa nova estética. A cidade tem apresentado artistas que, além de realizarem um excelente trabalho, já são uma promessa positiva em termos comerciais. Por diversos fatores a capital tem potencial de sediar esse movimento, unindo norte e sul em um evento capaz de aglutinar essa produção nacionalmente”, afirma Gustavot Diaz

No sábado (8) e domingo (9), o curador Gustavot Diaz ministrará o workshop teórico-prático Figura Contemporânea. A atividade será oferecida gratuitamente à comunidade. As vagas serão preenchidas por meio de uma inscrição e seleção prévia, e o participante deverá trazer apenas seu material individual. Além disso ele dará uma palestra aberta ao público que não necessita de inscrição, mas está sujeita a lotação do espaço.

Workshop Figura Contemporânea com Gustavot Diaz
Palestra aberta ao público: sábado 08/12, 10h às 13h (evento sujeito a lotação) Workshop para inscritos selecionados:
sábado 08/12 –  15h às 19h
domingo 09/12 – 10h às 13h | 15h às 19h
Link para as inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1r8YJ_O1LJnsl0qgNNUcJcTLvdJ_6-a2lKSvg66BQ1MI/viewform?edit_requested=true

Idade mínima: 18 anos
Local: Par de Ideias – Artes Visuais
SHCGN 704 bloco N casa 13
(Entrada pelo lado da comercial SCRN 704/705)

Serviço
FIGURATIVA – 1ª Feira de Arte Figurativa Par de Ideias
Abertura: 7 de dezembro – sexta das 19h às 21h
Visitação: 8 a 21 de dezembro – segunda a domingo – 14h às 20h
Entrada franca e censura livre
Local: Par de Ideias – Artes Visuais
SHCGN 704 bloco N casa 13 – Brasília DF
(Entrada pelo lado da comercial SCRN 704/705)
www.feirafigurativa.com
Informações via Whatsapp: (61) 98145.9994 (Julia Gonzales) e (61) 98134.7703 (Maisa Ferreira)

Programa de curadoria*
Tínhamos em mente, sobretudo, o lema de Ezra Pound “make it new”. É da tradição que a linguagem pictórica extrai sua força; mas o contrário é também verdadeiro. A pintura contemporânea e sua promoção da linguagem pictórica contribuem para a valoração da tradição – assim é que permanentemente disputamos o passado. Não seria essa liberdade radical na escolha de referências uma herança fundamental do pós-modernismo?

Temos em mente que as tradições são reinvenções que iniciam no exato momento em que as reivindicamos. A iniciativa do Par de Ideias – espaço proponente da Feira, não padece de ingenuidade: não é anacrônico “retorno passadista”, tampouco expressa um desejo de “resgate”. Ao propor uma Feira de “arte figurativa”, abriga distintos modos (tornados possíveis pela arte contemporânea) de ser e estar no tempo: a pesquisa histórica, interferências, inferências e referências, incluindo prospecções de futuro. O que ela faz é criar um espaço de visibilidade a esses modos distintos, oferecendo estrutura material (exposição, catálogo, curadoria e merchandising) que fomenta inserção, comercialização e maior compreensão à produção figurativa.

Apesar de ostensivamente popular (e talvez por isso mesmo), a figuração se ausentou das análises da crítica, ora confundida com “concessão à hegemonia”, ora com “nostalgia saudosista ou romântica”. Assim, boa parte da melhor produção atual está passando despercebida pelo mainstream no Brasil. A nova figuração requer uma nova mediação – para o que espaços como esses são fundamentais: eles tensionam a tríade academia/crítica/mercado a acolher essa forma de articulação estética que já há algum tempo tem repensado a representação de modo autônomo e vigoroso.

*GUSTAVOT DIAZ

O Curador
Gustavot Diaz é artista visual, tendo lecionado Anatomia Artística e Desenho da figura humana nos últimos 16 anos. Deu aulas no Museu da Gravura Cidade de Curitiba (Solar do Barão) entre 2008 e 2014, cidade onde co-fundou o centro cultural MÍMESIS | Conexões Artísticas (2012 até o presente). Reside desde 2015 em Porto Alegre, onde lecionou na Casa de Cultura Mário Quintana e aplica oficinas regulares no CEEE Erico Verissimo e no MARGS. Ministrou cursos em Universidades (UDESC, UnicemP, UFPR) e workshops em diversas cidades brasileiras, e realizou curadoria de mostras como a internacional “Anatomya”, do Instituto carioca ArtBio. Atua como professor convidado no SESC Pompeia (São Paulo).”

A Feira
A primeira Feira de arte figurativa Par de Ideias será inaugurada dia 07 de dezembro de 2018 e ficará exposta ao público do dia 08 a 21 de dezembro na sede do espaço. De acordo com o projeto curatorial que tem como foco a “representação” dentro das artes visuais, foram convidados 15 artistas locais que participarão com duas obras para exposição e venda durante o evento além de compor o catálogo virtual no site www.feirafigurativa.com.br. Durante a feira também será oferecido ao público o workshop teórico-prático Figura Contemporânea ministrado pelo curador Gustavot Diaz.

 As artistas plásticas Julia Gonzales e Maisa Ferreira, idealizadoras do espaço Par de Ideias, ao longo de suas experiências, identificaram que além da educação visual e fomento da produção artística também é necessário o incentivo à comercialização de arte, uma vez que os mecanismos tradicionais de vendas de obras são de difícil acesso tanto ao artista como ao público. Quando a comercialização não acontece toda a cadeia produtiva fica prejudicada: o artista fica desmotivado e sem recursos para investir no desenvolvimento de seu trabalho, tendendo a diminuir suaprodução e consequentemente o acesso dela pelo público. Tudo isso culmina em uma cena que fica restrita aos museus e grandes colecionadores. Nesse contexto, a feira visa fortalecer o mercado de artes visuais no Distrito Federal de maneira autônoma e sustentável, promovendo a valorização do artista como profissional de grande importância para o desenvolvimento cultural da nossa comunidade. Antes sendo representado por galerias, agora o artista terá mais um espaço para mostrar e negociar suas obras. Assim, a feira tem a intenção de transmitir conteúdo e informação artística aos mais diversos perfis de público, visando à formação de novos colecionadores, além de proporcionar o debate acerca da figuração, permitindo que os artistas deem vazão às suas obras e obtenham visibilidade para seus trabalhos. Por fim, a feira pretende trazer as novidades e a discussão para o universo cultural do mercado de artes, fomentar a produção local e estimular a cadeia produtiva, fortalecer a identidade cultural da cidade, valorizar e desenvolver a cultura local.

 O Espaço
Inaugurado em 2013 e idealizado pelas artistas plásticas Julia Gonzales e Maisa Ferreira, O Par de Ideias é um espaço especializado em artes visuais e áreas afins onde são oferecidos cursos de capacitação contínua e oficinas além de espaços de ateliê para prática de desenho, pintura e escultura e outras técnicas. O local é compartilhado com artistas e empresas e tem como foco a valorização dos profissionais da cultura e promoção das artes visuais no Distrito Federal.
Saiba mais acessando o site: www.pardeideias.com.br