Entre os dias 12 a 17 de março, Brasília recebe a terceira edição FEED DOG BRASIL – Festival Internacional de Documentários de Moda.
O nome dado ao Festival Internacional de Documentários de Moda, Feed Dog, pode parecer estranho para quem não transita nos bastidores do universo fashion. Entretanto, tem, no sentido, uma das bases da moda, que é a roupa.
Feed dog é o termo em inglês para denominar uma das peças que compõem a máquina de costura. É por meio dele que o tecido é puxado para o próximo ponto. Logo, é essencial para “alimentar” a confecção de uma vestimenta.
O filme da noite abertura será o longa “The First Monday in May”, dirigido pelo cineasta estadunidense Andrew Rossi, conhecido pelo premiado documentário “Página Um: Por Dentro do The New York Times” (2011). Que mostra os bastidores do Baile de gala do MET 2015, que teve como tema China: Through the Looking Glass. A direção de arte é assinada pelo cineasta chinês Wong Kar-Wai.

Anna Wintour, Andrew Bolton, and Wendi Murdoch in THE FIRST MONDAY IN MAY, a Magnolia Pictures release. Photo courtesy of Magnolia Pictures.

O objetivo do FEED DOG é revelar ao público os diversos elementos que envolvem o universo da moda, para muito além do que se pode ver nos desfiles e nas vitrines. Acreditamos que moda é cultura. E é a partir dessa percepção, de um universo complexo, sedutor e cheio de contradições, que nos interessa mostrar e discutir a moda.
Criado no ano de 2015 em Barcelona, o FEED DOG iniciou sua atuação no Brasil com a realização de uma edição em São Paulo, em 2017 e em Belo Horizonte em 2018. Agora, o festival traz para Brasília uma intensa e interessante programação específica para o público  que conta com exibições de 12 filmes documentários que abordam as diversas esferas de manifestações deste universo, além de sessões comentadas, exposição fotográfica e oficinas que reafirmam a moda como uma atividade de identificação universal.

EXPOSIÇÃO
Seguindo seu compromisso em apresentar a pluralidade de manifestações e possibilidades do universo da moda, o FEED DOG promoverá entre os dias 12 de novembro a 17 de março, no hall do Museu da República, a exposição fotográfica “FEED DOG Fotosite”. A montagem apresenta 40 retratos de um acervo de mais de 2 milhões de fotos de passarelas, backstages e das ruas, que foram registradas durante 20 anos pela Agência Fotosite, responsável por um dos mais importantes acervos fotográficos sobre a moda brasileira e internacional no país.
Com curadoria de Jussara Romão, a exposição procura explorar manifestações que tangenciam a realidade e o que existe de lúdico no universo da moda.

Na quarta-feira, 13/03, às 19h, a curadora Jussara Romão fará uma visita guiada à exposição.

OFICINAS

Moulage por Karina Petzold 
Dias:  quarta 13,  quinta 14 e 15 sexta
Horário: das 16 às 18h
Moulage é a técnica de criação do molde no próprio manequim, em qye o desenho da roupa é constrído no espaço tridimensional para depis ser traduzido em um modelo-piloto.

Upycicling por Nina Maria Fonseca
Dias: 16 sábado e 17 domingo
Horário: das 15 às 20h
O Upcycling, também conhecido como reutilização criativa, é o processo de transformação de subprodutos, resíduos e produtos inúteis em novos materiais. É uma forma de dar vida nova a roupas, restos de tecido, acessórios e tudo o que couber na nossa imaginação.
Nesta oficina Nina Maria propõe uma nova maneira de criar e pensar o vestuário.

Participação: livre e gratuita por ordem de chegada.

DEBATES

Mesa 1 – Sexta 15/03, às 17h 

“Sustentabilidade e Responsabilidade Social estão na Moda?” discute os rumos que a indústria e o mercado da moda têm traçado para criar produtos, meios e métodos de produção socialmente e ambientalmente responsáveis e sustentáveis. Hoje há uma preocupação pelo reaproveitamento de materiais e há também uma exigência do consumidor pela transparência das empresas. O que este movimento traz de mudança tanto para a produção da moda quanto para o estilo? As relações de produção e de trabalho no universo da moda também serão debatidas. As iniciativas e criações que são fashion e também propõem mudanças entram na discussão, como o upcycling, o trabalho com materiais não convencionais, entre outros.

Nomes confirmados

Rafaela Lacerda – SP – mediadora

Romilda Gomes Moreira – BSB – debatedora

Iara Vidal – BSB  ebatedora

Daniela Auler – SP – debatedora

Mesa 2 – Sábado 16/03, às 17h 

“Cinema e Moda – Uma Relação ao Longo da História” debate a relação do universo da moda com a sétima arte. Mais que contar com figurinos criados por grandes estilistas, o cinema sempre teve uma relação dinâmica com a moda, seja refletindo e incorporando as mudanças ocorridas na sociedade, seja influenciando a própria moda.

Participam da Mesa:

Flávia Guerra – SP – mediadora

Cecília Barroso – BSB – debatedora

Fernando Martins – BSB – debatedor

PROGRAMAÇÃO DOS FILMES

*LSE = Legenda Descritiva

Serviço
FEED DOG BRASIL 2018 – Festival Internacional de Documentários de Moda
Local: Museu Nacional da República
Setor Cultural Sul Lote 02 – Esplanada dos Ministérios – Brasília DF
Quando: De 12 a 17 de março de 2019
Entrada franca

Facebook: 
https://www.facebook.com/events/1914023055393536/

Serviço
Exposição FEED DOG Fotosite

Hall do Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul Lote 02 – Esplanada dos Ministérios

Visitação de 12 a 17 de março de 2019 (terça-feira a domingo, das 9h às 18h)
Entrada franca