exposicao_lixo_consumo_nilsoncarvalho_agenciabrasilia-458x307

A exposição ‘Reflexões sobre Lixo, Consumo e Impermanência’ está em cartaz no Museu da República, entre os dias 23 de setembro e 07 de outubro. Montada nas áreas interna e externa do Museu Nacional, apresentará, com instalações, fotografias e vídeos, a realidade de milhões de brasileiros que vivem da coleta de material reciclável e ainda provocará nos visitantes a reflexão sobre ‘O que é o lixo’?; ‘Como ele surge’? ‘Para onde vai quando sai de nossas casas’? ‘Quem é o responsável por ele’?.
Três instalações na praça do museu mostram os estragos causados pelo lixo nas águas. Duas outras abordam o desperdício que gera lixo e suas consequências, como a fome. Outra instalação, com informações e fotos feitas por Waldir de Pina, Tania Quaresma, Bruno Villar, Leno Vieira e pertencentes ao Arquivo MNCR e ao Arquivo Caminho do Meio, apresenta os números dos resíduos administrados no Distrito Federal e no Brasil.
Seis containers cheio de flores exaltam os resultados já alcançados com a Lei dos Resíduos Sólidos. No hall de entrada do auditório 1 é apresentada uma pequena história do lixo no mundo e a história do Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis-MNCR. Uma instalação inspirada em Santa Petronilla, a protetora da Limpeza Urbana, será realizada por Gilberto Melo, artista plástico de 89 anos que trabalha com papéis artesanais e materiais recicláveis. Na Casa de Chá anexo do museu duas instalações provocam grandes indagações sobre consumo e impermanência.
Durante o período da exposição estará instalada no museu um estúdio de audiovisual no qual serão coletados depoimentos e sugestões dos visitantes sobre a questão do lixo. Reflexões sobre ‘lixo’, consumo e impermanência tem direção geral de Tania Quaresma, produção executiva de Geralda Magela e curadoria, projeto expográfico e montagem de Humberto Macêdo.

Serviço:
Exposição Reflexões sobre Lixo, Consumo e Impermanência
De 23/09 a 07/10 (terça a domingo), das 9h às 18h30
Local: Museu Nacional-Setor Cultural Sul, lote 2 – Esplanada dos Ministérios.
Entrada Franca
Informações: (61) 3325-5220 e 3325-6410.
www.caminhodomeio.wixsite.com/catadoresdehistoria
catadoresdehistoria@gmail.com
Classificação livre.

2016-09-21-cegonhas-data-super